Capítulo cento e dezenove: Estrondo!
A Srta. Bertha observava Cullen com muita atenção; no fundo, ela já quase acreditava nas palavras dele, pois seus argumentos eram minuciosos.
Cullen olhava para ela com serenidade. Na verdade, ele acabara de repetir para Bertha, mudando apenas o vocabulário, o mesmo argumento que ela própria lhe havia apresentado anteriormente.
— Agradeço sua franqueza, Sr. Cullen — sorriu Bertha.
— Eu também agradeço a sua — Cullen pegou um copo de água gelada e bebeu um gole. — Creio que a franqueza é a base da confiança mútua. Pelo menos como colegas, poderemos conviver de forma mais agradável neste período.
A arte do engodo é um jogo psicológico entre duas partes, e o esforço fundamental da "mentira" não reside em torná-la mais elaborada ou lógica, mas sim em fazer com que o outro queira, por vontade própria, acreditar nela.
Era evidente que a Srta. Bertha chegara com essa "cognição pré-estabelecida" e, em seu discurso, ela já havia revelado exatamente o que desejava acreditar. Era como se ela tivesse colado um bilhete na própria testa onde se lia: "Por favor, siga as instruções e minta para mim!"
Cullen sentiu que devia haver algum mal-entendido ali, como o fato de ele ter tratado Bertha no dia anterior como se ela fosse Piaget disfarçado. Claro, havia também a possibilidade de que alguém com fé na luz fosse um pouco mais sentimental; se ela percebesse que ele era "inofensivo" — o que, de fato, ele era —, então, mesmo uma "mentira" serviria apenas como uma saída honrosa para ambos.
— Acredito que a natureza também é algo muito belo.
A Srta. Bertha levantou-se enquanto falava, aproximou-se de Cullen e inclinou o corpo em direção a ele.
— Ela representa a pureza e equivale à limpeza.
A Srta. Bertha estendeu a mão, pousando-a sobre o peito de Cullen, e deixou a ponta da língua escapar pelos lábios em um gesto de sedução. Ela também aproximou as pernas e sussurrou:
— O isolamento acústico aqui é excelente, Sr. Cullen. Talvez o senhor pudesse me oferecer um tratamento um pouco mais... profundo?
Seria por causa de sua fé na Doutrina de Berry? Cullen sabia que um dos motivos para a má reputação da Doutrina de Berry era que, historicamente, muitos de seus fiéis cometiam atos "imorais" em seu nome. Seria aquilo também um teste? Se a Srta. Bertha não se parecesse tanto com Linda, Cullen não se importaria de colaborar por uma questão de conveniência. O problema era a semelhança excessiva. Linda era a esposa de seu amigo, e Cullen achava difícil agir de outra forma diante daquele rosto.
Por isso, recordando a atitude que tivera com Linda no escritório de Piaget no dia anterior, Cullen afastou Bertha de forma brusca e direta.
Bertha pareceu confusa e perguntou:
— Sr. Cullen, não deveria seguir as instruções da natureza?
Cullen assentiu:
— Sempre sigo as instruções da natureza e sempre mantenho meu peito aberto para abraçar tudo o que ela é, inclusive a própria natureza.
— Então por que você...
Bertha aproximou-se novamente. Sob o decote, se alguém levantasse um pouco a cabeça, poderia ver muito mais do que apenas o rosto; mas Cullen a empurrou para longe novamente, sem qualquer hesitação.
— Eu sigo as instruções da natureza. Nunca escondo a expressão da minha própria essência.
— Oh?
Cullen olhou para ela e disse:
— Desculpe, mas você me causa desconforto físico e psicológico.
Cullen dissera a verdade. Primeiro, porque uma verdade parcial é o melhor aditivo para uma mentira; segundo, porque a "natureza" da Doutrina de Berry possui traços inerentes de ser algo "exclusivo" e "egoísta".
Bertha ficou atônita. Em seguida, recolheu a mão, ajeitou a gola da blusa e, com sinceridade, fez uma reverência:
— Sinto muito, realmente sinto muito. Minha atitude foi ofensiva demais. Poderia me perdoar?
Cullen balançou a cabeça:
— Não há problema.
Em seu íntimo, ele se perguntava o que ela teria entendido mal novamente.
— A consulta de hoje termina aqui. Agradeço por me atender — disse Bertha.
— Não precisa agradecer. No entanto, espero encontrar pacientes de verdade no futuro para realizar meu valor profissional.
— Eles virão, mas apenas a partir de amanhã. O senhor já pode ir embora agora. Vou ajudar a selecionar os prontuários e desviar os clientes de outros médicos, já que o senhor desfruta do mesmo nível de privilégios que o chefe.
— Obrigado.
— Eu é que deveria agradecer. A partir de agora, acredito que nos daremos muito bem. Tenho o pressentimento de que essa oportunidade não apenas beneficiará a luz, como também tornará a natureza mais pura. O chefe tem muita sorte de ser protegido tanto pela luz quanto pela natureza.
— Sem a natureza, eu ainda o protegeria, porque somos amigos.
Bertha assentiu:
— Oh, certamente.
Assim que a Srta. Bertha saiu da sala e fechou a porta, ela olhou para o escritório do chefe. Em sua mente, surgiu a imagem de ontem, de quando o chefe entrou na sala e foi abraçar Cullen com um sorriso, além de todo o cuidado e a afeição sincera que ele demonstrava, sem se importar com ganhos ou perdas.
*Ah, então era isso.*
Em seguida, seu olhar recaiu sobre Alfred, que tomava café na sala de espera, um criado pessoal de aparência refinada e rosto bonito.
*Ah, com certeza é isso.*
Bertha respirou fundo e pensou:
"O Sr. Cullen é, de fato, um seguidor purista da Doutrina de Berry."
...
Cullen abriu o caderno novamente, pegou a caneta e começou a escrever e desenhar. Primeiro, escreveu o nome de Piaget, ao lado escreveu o de Bertha, circulou o nome dela e anotou "Igreja do Deus da Luz".
A oportunidade ao lado de Piaget, afinal, qual seria? Além disso, ela mencionou uma foto no escritório de Piaget?
Cullen perdeu-se em pensamentos, mas, como quase todas as suas informações vinham do relato de Bertha, as pistas eram muito unilaterais para uma análise completa. No entanto, ele não pretendia cavar mais fundo; de qualquer forma, os remanescentes da Igreja do Deus da Luz não tinham intenção maliciosa contra Piaget e, pelo contrário, queriam protegê-lo.
O credo de Cullen era evitar meticulosamente a maioria dos problemas; ele não se deixava envolver em confusões por mera curiosidade sem proveito real. É claro que certos problemas são inevitáveis, mas isso faz parte da vida, algo muito distinto de ir ativamente à procura de encrenca.
Em seguida, Cullen arrancou as folhas, guardou-as no bolso e deu seu dia por encerrado. Olhou o relógio; ainda era hora do almoço, mas, pelo que Bertha dera a entender, não havia mais trabalho à tarde, apenas as consultas de amanhã.
Certo, então era hora de ir embora. Piaget não se comoveria se ele esperasse na porta da clínica antes do amanhecer, e, pelo mesmo motivo, não ficaria zangado se ele saísse mais cedo.
Cullen abriu a porta de sua sala e hesitou... Uma foto? De repente, lembrou-se das interações com seu avô em casa: na família Ymerais, nenhuma dúvida passava da noite. Por que perder tempo adivinhando se podia simplesmente olhar a foto?
Cullen não foi procurar Alfred na sala de espera; em vez disso, virou-se e caminhou em direção ao escritório do chefe.
— Sr. Cullen? — A secretária na porta o cumprimentou. — O chefe está lá dentro.
— Certo.
Cullen empurrou a porta. A secretária assustou-se e correu para interceptá-lo, mas Cullen já havia entrado. Piaget estava ao telefone atrás da mesa, sorriu para Cullen e fez um sinal para que a secretária saísse. Ela fechou a porta.
Piaget apontou para o fone, Cullen assentiu e foi até ele, começando a revirar suas gavetas. Piaget olhou-o com perplexidade, mas acabou se levantando, dando espaço para Cullen enquanto continuava a falar ao telefone.
Uma gaveta, duas gavetas... Finalmente, Cullen encontrou a gaveta com as fotos. Ele as retirou e começou a folhear. Piaget aproximou-se, observando os movimentos de Cullen enquanto falava.
Finalmente, Cullen encontrou a foto. Nela, estavam o Sr. Bed, uma Linda muito jovem e Piaget, com uma cafeteria ao fundo. Devia ser aquela.
— Certo, é isso. Podemos seguir com a nossa colaboração, obrigado.
*Click.*
Piaget terminou a ligação e pousou o fone. Antes que pudesse perguntar algo, Cullen apontou para o Sr. Bed na foto e perguntou:
— Você o conhece?
— Sim — respondeu Piaget. — Conheci-o na época em que acompanhava Linda a uma exposição de arte.
— E depois? — perguntou Cullen.
— Depois o quê? — Piaget riu.
— Sou eu quem está perguntando. Se confia em mim, diga a verdade. Você sabe que não lhe farei mal.
— Sempre houve uma voz dentro de mim dizendo que, aqui, eu poderia esperar pela aparição dele, e que ele poderia me guiar ao mundo que Linda tanto desejava.
— Uma voz interior?
— Ou talvez fosse um sonho. Eu sempre sonhava com a cena de tomarmos café juntos. Eu podia sentir que, nas conversas entre ele e Linda, havia uma área e um ambiente misteriosos que ambos almejavam. Mas o sonho me dizia que ele viria até mim em estado de histeria.
— Histeria? — Cullen piscou.
— Sim, como se tivesse sofrido um grande golpe ou como se tivesse tido uma revelação suprema.
— Certo, entendi.
— Cullen, o que você está tentando fazer?
— Cuidar de você — respondeu Cullen. — E, aliás, você tem algum tipo de obsessão por ele?
— Não sei — Piaget balançou a cabeça. — A vida é vida, os sonhos são sonhos. Sei distinguir a diferença.
— Que bom.
Cullen organizou as fotos e as guardou na gaveta.
— Acabou? — perguntou Piaget.
— Trabalhe bem, viva bem — Cullen deu um tapinha no ombro de Piaget. — Embora eu ache que a frase a seguir seja muito clichê, daquelas que aparecem em filmes, ainda assim vou dizer: não pergunte o que não deve ser perguntado.
Piaget não pôde evitar uma risada.
— Além disso, acrescentarei outra coisa: não tenha a curiosidade que não deve ter.
— Certo, entendi.
— Se tiver mais sonhos ou receber mais instruções, fale comigo imediatamente. Eu ajudarei você...
— A interpretar meus sonhos?
— Não, a fazer terapia psicológica. Linda me deixou uma carta pedindo para cuidar de você. Sabe, Piaget, neste mundo, ter um amigo a quem você pode recorrer quando falta dinheiro, sem temer que ele se recuse a emprestar, é algo muito raro.
— Sim, eu sei. Vou ouvir você e vou ouvir a Linda.
— Bom.
Cullen abriu os braços e deu um abraço de irmão em Piaget, dando-lhe um tapinha nas costas.
— Chefe, este é um documento enviado pela "Associação de Observação Psicológica da Academia Militar de Wienne"... — Bertha empurrou a porta naquele momento, viu a cena e retirou-se imediatamente.
— Acho que minha secretária particular entendeu tudo errado.
— Acho que o erro foi você tê-la contratado como secretária particular.
— Eu não a tratarei como Linda, mas ver alguém que se parece com ela aparecer na minha frente com frequência também é uma felicidade. Por que não aceitar a felicidade do meu próprio coração?
— Certo, como quiser. Estou indo embora. Bertha disse que os pacientes só virão a partir de amanhã.
— Tenho duas reuniões inadiáveis à tarde, senão eu iria visitar sua casa. Aliás, você realmente não considera mudar de casa? Perguntei a alguém ontem à noite; o bairro de Blue Bridge é muito longe daqui.
— Acabei de comprar a casa, o financiamento nem foi quitado. Não tenho dinheiro para mudar.
Cullen caminhava para fora da sala enquanto falava. Piaget riu:
— Dinheiro não é o problema.
— Não diga coisas repugnantes.
Cullen virou-se, olhou para Piaget e apontou o dedo para ele:
— Certo, nos vemos amanhã.
Ao sair do escritório, a Srta. Bertha estava parada à porta e sorriu para ele. Cullen assentiu e foi direto para a recepção da clínica, onde Alfred se aproximou:
— Patrão, vamos almoçar?
— Não, o expediente acabou.
— Já acabou? Hum, que bom emprego.
— Vamos para casa. Você não conseguiu ir àquela confeitaria ontem à noite, certo?
— Não, porque precisei levar Shirley para casa ontem.
— Então, depois que chegarmos em casa, você vai à tarde.
— Certo, jovem mestre.
— Sinto muito pelo trabalho.
— Oh, céus, jovem mestre. Como homem, se for considerado "trabalho" ir a uma confeitaria comer doces, isso seria um insulto.
— Certo, então que seja um insulto para você.
— Certo, jovem mestre — Alfred sorriu e chamou o elevador.
Nesse exato momento, a porta do elevador se abriu e um homem saiu de mãos dadas com um menino. Ele perguntou:
— Com licença, este andar é a Clínica Psicológica Adams?
— Sim, é só seguir por ali — respondeu Cullen.
— Obrigado.
Cullen entrou no elevador e Alfred apertou o botão do andar térreo. Enquanto o elevador descia, Alfred comentou:
— Perguntei e me disseram que, neste horário de almoço, o bonde não fica tão lotado.
— Que bom — Cullen assentiu.
— Seria ótimo se o carro funerário de casa estivesse disponível. Assim, quando eu levasse o senhor para o trabalho pela manhã, o senhor poderia tirar um cochilo lá dentro — brincou Alfred.
Cullen também riu:
— Nesse caso, teríamos que escolher um caixão confortável. O amortecimento de um bom caixão é realmente excelente.
Cullen lembrava-se da vez em que, ao receber alta após ser esfaqueado, o tio Mason o levara para casa dentro de um caixão. Deitado lá dentro, era realmente confortável.
Ao saírem do prédio, os dois caminharam até a estação de bonde. Perto da plataforma, havia um grupo de pessoas em uma barraca de lanches, quase todos com cabelos tingidos de roxo.
— O jovem mestre está com fome? Quer um bolinho de massa? — perguntou Alfred.
Cullen olhou para o bonde que se aproximava e disse:
— Deixe para lá, não é bom comer dentro do vagão.
— Oh, existe essa regra? — Alfred anotou silenciosamente na mente.
Compraram as passagens e embarcaram. O movimento não estava muito intenso. Cullen foi até o final do vagão, encontrou um lugar vazio e sentou-se; Alfred ficou de pé ao seu lado.
— Quer sentar? — havia um lugar vazio ao lado.
— Não, o senhor já ficou sentado por muito tempo, quero ficar em pé — disse Alfred.
Cullen assentiu. Então, percebeu que as pessoas à sua frente, atrás e ao lado estavam todas comendo algo; eram alimentos com temperos muito fortes. Especialmente uma garotinha que subira logo atrás; parecia estar sozinha, segurando um saco de batatas fritas com duas grandes colheres de molho, uma de pimenta e outra de tomate.
Ela parou diante de Cullen e olhou para o lugar vago ao lado dele:
— Moço, posso sentar ali?
— Claro.
Cullen afastou as pernas.
— Obrigada, moço.
A garotinha sentou-se e continuou a comer suas batatas. Cullen tentou reduzir ao máximo a frequência de sua respiração.
— O moço quer uma? — a garotinha pegou uma batata frita, mergulhou-a completamente no molho de tomate e estendeu para Cullen.
— Não, obrigado — Cullen recusou com um sorriso.
— Tudo bem.
— Você está viajando sozinha? Onde está sua família? — perguntou Cullen. Ela parecia ter apenas sete ou oito anos. A segurança em York City não era das piores, mas também não era das melhores; uma criança tão pequena viajando sozinha no bonde ainda era muito perigoso.
— Oh, acabei de sair da casa da mamãe e estou voltando para a casa do papai.
A garotinha baixou a voz e acrescentou:
— Meu padrasto me deu mil reis a mais de mesada para que eu voltasse logo.
Dizendo isso, ela tocou com o cotovelo o bolso ligeiramente volumoso.
— Não diga a estranhos que tem dinheiro no bolso, entendeu? — alertou Cullen.
— O moço não é uma pessoa má — respondeu a garotinha, como se fosse óbvio.
*Hum, esta é a segunda mulher hoje que acha que não sou uma pessoa má.*
— Por que?
— Porque o moço é tão bonito que pode ganhar dinheiro facilmente sem precisar fazer maldades.
— Hehe — Cullen riu.
Na estação seguinte, dois jovens de cabelos roxos subiram. Assim que entraram, os passageiros à frente demonstraram desprezo.
Alfred sussurrou:
— Jovem mestre, o cabelo deles foi tingido agora mesmo; ainda há marcas de tinta no pescoço e na gola da roupa.
— Hum.
O bonde continuou o trajeto. De repente, os dois jovens de "cabelos roxos" sacaram pistolas e começaram a atirar nos passageiros.
*Bang! Bang! Bang!*
Sob os disparos, os passageiros atingidos soltavam gritos de dor, e os que não foram atingidos gritavam ainda mais alto. O bonde era longo; o tiroteio ocorria na parte da frente, mas uma bala atingiu a janela ao lado de Cullen.
— Jovem mestre, abaixe-se!
Após gritar, Alfred avançou imediatamente, seus olhos ficando vermelhos. Ele ia controlar os dois indivíduos e eliminar a fonte do perigo.
Cullen abaixou-se imediatamente e seus lábios moveram-se rapidamente em um cântico:
— Ó, grande e supremo Deus da Ordem, correntes da ordem que julgam todas as coisas; por favor, ouça o meu chamado sincero, conceda proteção ao seu fiel, guarde este meu coração que anseia pela ordem e minha inabalável fé na ordem...
Enquanto cantava, Cullen olhou para a garotinha ao seu lado, que ainda abraçava o saco de batatas, e a puxou para seus braços, continuando:
— Ordem — Armadura de Sombra de Proteção Primária!
Continuou:
— Ó, grande e supremo Deus da Ordem... por favor, ouça... Ordem — Círculo de Penas Negras Primário!
Para garantir a segurança, mais uma:
— Ó, grande e supremo Deus da Ordem... por favor, ouça... Ordem — Porta da Parede Primária!
Nesse momento, Alfred já havia controlado os dois jovens atiradores, que estavam parados com olhares vazios. Alfred olhou para trás e viu que a posição do jovem mestre estava cercada por camadas de penas escuras e paredes sólidas.
*Ufa...*
O jovem mestre não decepciona; sempre tão decidido e cuidadoso!
Alfred preparava-se para "manipular" aqueles dois para que atirassem um no outro, quando, de repente, uma fileira de detonadores deslizou da roupa de um dos jovens. O pavio já estava aceso e, no momento em que tocou o chão, a chama entrou exatamente no detonador.
— ... — Alfred.
— BUM!!!