Capítulo Cento e Quarenta: Regulamentos de Ordem!
O carro seguia em movimento;
Karen planejava aproveitar para dormir um pouco mais. Assim que recostou a cabeça na janela do carro, Alfred, que estava dirigindo, liberou uma das mãos para segurar um travesseiro pequeno e o estendeu:
— Jovem senhor, use isto.
— Onde encontrou?
— Comprei logo depois de deixar o senhor na Rua Apple.
Karen apoiou o travesseiro contra a janela, recostou-se e fechou os olhos:
— Muito confortável.
Alfred sorriu e continuou a se concentrar na direção.
O pequeno John originalmente pensava que, após pronunciar a palavra "chiqueiro", conseguiria atrair o interesse de Karen. Qualquer um que já tenha bajulado alguém sabe que, às vezes, trocar algumas palavras a mais com a pessoa bajulada pode parecer uma verdadeira dádiva.
Contudo, a reação indiferente de Karen deixou o pequeno John um tanto deprimido.
Pavaro estendeu a mão, passou pelo banco e pousou-a sobre a cabeça do pequeno John.
O pequeno John sentiu um frio repentino no crânio e um calafrio involuntário o percorreu; ele teve a nítida sensação de que aquele cavalheiro parecia um homem morto.
— Na verdade, ela tem uma alma.
O pequeno John perguntou, ligeiramente confuso:
— O senhor diz "ela", referindo-se a quê?
— Aquilo que você acabou de mencionar.
— O chiqueiro?
— Ela está se vingando.
— Isto...
— Você é o alvo da vingança dela.
— Eu?
— Talvez agora você ache divertido possuir essas habilidades especiais, mas no futuro, quando sua contaminação piorar e sair do controle, você se arrependerá de ter nascido de seus pais.
Pavaro retirou a mão da cabeça do pequeno John, mas o rapaz sentiu outro arrepio.
— Então... o que devo fazer?
Alfred interveio:
— Você deve aprender a ter fé!
— Fé... então em qual igreja devo acreditar?
— Acredite na verdadeira Primeira Igreja!
— Especificamente... quem seria?
— Acha que é só querer acreditar para fazer parte? Esta igreja tem exigências rigorosas de triagem para cada crente!
Hoje em dia, os fiéis dessa igreja eram apenas ele mesmo, meio gato e meio cachorro.
— Ah, entendi. — O pequeno John ficou sem saber como responder.
Um breve silêncio se instalou;
— Sr. Alfred, pode colocar uma música? — perguntou Pavaro.
— Claro que sim, qual o senhor gostaria de ouvir?
— Qualquer uma. Antes eu achava que ouvir música era uma perda de tempo, mas agora percebo que o desperdício é, por si só, uma forma de beleza, uma beleza extremamente luxuosa.
Alfred ligou o rádio do carro e, logo, a melodia e a voz começaram a fluir. Era a canção *Escrevendo uma carta para o meu eu do passado*, que Karen já conhecia.
Pavaro encolheu o pescoço em direção à gola do casaco, relaxando o corpo o máximo possível. Naturalmente, essa era apenas a sua própria sensação de relaxamento, pois os músculos de seu corpo já estavam rígidos há muito tempo.
De olhos fechados, Karen perguntou:
— Foi inspirado?
Pavaro sorriu:
— Agora, qualquer coisa que eu veja ou ouça é capaz de me tocar.
O pequeno John intrometeu-se:
— Tão sensível.
Então,
Karen continuou de olhos fechados, dormindo, e Pavaro continuou a ouvir a música.
O pequeno John abriu bem os olhos, ajeitou-se no banco e esfregou constrangido a ponta do sapato no assoalho.
Por causa de Alfred, o rádio do carro havia se transformado em um toca-CDs, e aquela música tocava em looping contínuo.
Karen realmente adormeceu. Ele havia passado os últimos dias de forma intensa demais, sem tempo adequado para dormir.
Ele não sabe quanto tempo dormiu, mas foi acordado pela voz de Alfred:
— Jovem senhor, jovem senhor.
Karen abriu os olhos, colocou o travesseiro de lado e, enquanto massageava o pescoço com uma das mãos, perguntou:
— Chegamos?
— Jovem senhor, estamos quase lá; bem, o senhor está vendo aquele caminhão na nossa frente? Não lhe parece um pouco familiar?
Karen inclinou-se para o meio e olhou para fora através do para-brisa.
— É um pouco familiar, o anúncio impresso na carroceria.
— Sim, jovem senhor. Da última vez que o senhor dirigiu a caminho de casa, houve um acidente de trânsito logo à nossa frente, a colisão entre um carro e um caminhão.
— É um veículo da mesma empresa?
— A lanterna traseira de um deles estava quebrada e ainda não tiveram tempo de consertar. Lembro-me perfeitamente, é o mesmo veículo.
— Que coincidência. — Karen fez uma pausa. — E está tocando a mesma música.
— Jovem senhor, logo mais adiante fica a Fábrica de Embutidos Misu, e este caminhão está indo na mesma direção que nós.
Karen assentiu.
A fábrica de embutidos havia chegado. O portão principal ficava em uma descida da estrada, os portões da fábrica estavam abertos e o caminhão entrou, enquanto outro caminhão saía. Mesmo a essa hora, a fábrica ainda parecia muito movimentada.
— Eu realmente não esperava que viéssemos assim, batendo diretamente à porta — comentou Pavaro com um suspiro.
Karen sorriu:
— Este é o método que meu avô me ensinou.
Alfred dirigiu o carro, passando direto pelo portão principal sem parar. Só depois de avançar mais um trecho é que ele virou para uma rua secundária e estacionou em um beco.
— *Creque...* —
Um som ligeiramente estridente ecoou;
— *Hiss...* — Alfred soltou um suspiro sinto, lamentando profundamente: — Droga, o carro raspou.
O pequeno John imediatamente consolou:
— Não é só um carro?
Alfred o ignorou e abriu apressadamente a porta para inspecionar o arranhão.
— [...] — O pequeno John.
Ele não fazia ideia do que havia acontecido naquela noite. Ele, que vinha tentando incessantemente se enturmar, bajular e puxar assunto, continuava a dizer as coisas erradas uma e outra vez.
Karen ajudou o Sr. Pavaro a descer do carro. Com um ar de preocupação, Alfred disse:
— Quem diria que haveria um poste de luz bem no meio do beco. Vou ter que mandar pintar de novo.
Karen consolou-o:
— Não se preocupe, o carro é apenas um meio de transporte.
Puer, que dormira durante todo o trajeto, já estava montado nas costas de Kevin.
— *Au!* —
— Nós já havíamos inspecionado este lugar antes, mas não conseguimos encontrar nenhuma anomalia. Parece que há uma formação de ocultação simples por aqui.
— Vou investigar.
Alfred retirou uma pequena bolsa, sacudiu dela um pouco de pó branco espalhando-o pelo chão e, em seguida, retirou alguns objetos escuros parecidos com carvão, colocando-os sobre o pó.
Eram materiais para formações rituais. Quando Karen deixou a Mansão Ellen, Alfred, que estivera praticando formações na mansão, trouxera alguns de reserva.
— Os materiais ainda são suficientes? — perguntou Karen.
Alfred balançou a cabeça e disse:
— Jovem senhor, daqui em diante teremos de encontrar uma maneira de ganhar alguns cupons.
— Eu e o cão tonto também precisamos de alguns materiais específicos.
Pavaro interveio:
— Quando eu receber meu salário, poderemos comprá-los através dos canais da Igreja da Ordem. Podemos entregar os cupons ao mensageiro que vem três vezes por mês, e ele ajudará a comprá-los na região metropolitana para trazê-los de volta.
Puer: — Seu salário mensal não é suficiente nem para comprar o pó de sangue espiritual, quanto mais para o nosso uso.
Assim que terminou de falar, Puer percebeu que havia falado demais e disse imediatamente:
— Desculpe, eu não quis dizer isso.
Pavaro comentou:
— Às vezes, eu também duvido de mim mesmo, imaginando se fiz a escolha errada.
— O senhor não errou — disse Karen.
— Mas diante dos meus olhos, é difícil ver onde acertei.
— Um homem dedicado e cumpridor do dever como o senhor, como poderia estar errado? Quanto ao fato de não conseguir ver onde acertou, é porque o erro não é seu, mas sim desta Igreja.
— Começo a entender por que você disse que, dada a sua identidade, era quem menos queria ter contato com as pessoas da Igreja da Ordem.
— A Ordem é a Ordem, a Igreja é a Igreja. O que seguimos é a Ordem.
Karen não disse em voz alta: A Ordem é a Ordem, e o Deus da Ordem é o Deus da Ordem.
— Você enxerga as coisas com muito mais clareza do que eu.
— O senhor age com muito mais profundidade do que eu.
— De repente, sinto-me um pouco honrado por, mais tarde, você poder usar meu nome e minha identidade... Oh, não, não deveria dizer assim. Devo me sentir honrado por esta máscara, feita com o meu nome e a minha identidade, poder lhe proporcionar alguma conveniência.
— *Au!* —
Ao ouvir isso, Kevin também latiu, balançando o rabo com entusiasmo, enquanto sacudia levemente as costas para indicar a Puer, que estava sentado ali, que se apressasse em traduzir.
— Ele diz que sente o mesmo.
— A formação está montada, vou fazer um teste. — Alfred levantou-se e começou a entoar o encantamento da Igreja dos Princípios;
Tratava-se de uma formação de teste simples, de nível muito baixo, pois sua única utilidade era detectar se havia alguma formação operando nas proximidades, sendo incapaz de captar formações de níveis mais elevados.
O objeto escuro colocado no centro do pó branco começou a queimar, apagando-se logo em seguida, liberando um pouco de fumaça branca. Alfred começou a observar a trajetória de dispersão da fumaça e, finalmente, confirmou:
— Jovem senhor, realmente há uma formação na direção da fábrica de embutidos.
— Como vamos entrar? — perguntou Pavaro. — Invadir diretamente?
— Que coincidência, isso também foi meu avô quem me ensinou.
Ao ouvir isso, Alfred saiu correndo sem precisar de ordens.
Cerca de um quarto de hora depois, um caminhão aproximou-se deles. O motorista que o conduzia tinha um olhar vago, e, sentado no banco do carona, estava Alfred.
— Jovem senhor, Sr. Pavaro, por favor, subam. A fábrica é muito grande, andar a pé cansa, é mais conveniente ir de carro.
Alfred desceu do caminhão e foi voluntariamente abrir a carroceria. Quando a abriu, ficou estupefato.
Aquele era um caminhão que acabara de sair da fábrica e fora "sequestrado" por Alfred no meio do caminho, de modo que nem mesmo ele tivera tempo de inspecioná-lo.
Karen ajudou o Sr. Pavaro a se aproximar e, ao olharem para o interior da carroceria, viram pilhas de ossos brancos; contudo, não eram ossos humanos, mas sim carcaças de animais de criação.
— Jovem senhor, é melhor o senhor sentar-se no banco do passageiro — sugeriu Alfred.
— Não precisa, vou ficar por aqui.
Mais tarde, eles teriam de passar pelo portão da fábrica, e haver gente demais no banco do motorista seria inconveniente.
Karen ajudou Pavaro a entrar na carroceria, onde o velho se sentou, e Karen sentou-se ao lado dele.
O cão de pelo dourado saltou para a carroceria, deitou-se imediatamente e farejou o ar, como se apreciasse aquele tipo de ambiente.
O pequeno John também subiu relutantemente. Assim que subiu, seu rosto ficou mortalmente pálido; ele agachou-se, abraçou os próprios joelhos e começou a tremer de frio.
Pavaro disse:
— Sabe qual foi o motivo que me apoiou a continuar investigando este caso todo esse tempo?
— Diga.
— Nos últimos anos, quase todas as noites, eu ficava de pé por um momento à porta do quarto das minhas filhas. Eu podia ouvi-las sufocando o choro, atormentadas pela doença e sofrendo terrivelmente. Como pai, eu sentia a dor na pele e não sei quantas vezes rezei, esperando poder transferir a contaminação das minhas duas filhas para o meu próprio corpo.
Depois que comecei a investigar isso, todas as noites, ao dormir, o choro que ouvia ao pé do ouvido deixou de ser o das minhas filhas; parecia que eu ouvia muitas meninas chorando. Elas também sofriam, também eram dignas de pena, e a maioria delas tinha a mesma idade das minhas filhas.
Todas na flor da idade, quando deveriam florescer, por que tinham que sofrer tal devastação?
Enquanto eu não terminar de investigar isso, não consigo dormir em paz.
Karen fechou os olhos e assentiu levemente.
— Por isso, devo agradecer a você. Eu pensava que, embora não tivesse concluído a investigação, pelo menos poderia fechar os olhos para sempre; mas não esperava que você pudesse ouvir minhas preces.
— Posso dizer o que realmente penso?
— Claro. Para alguém cujo tempo restante pode ser de apenas um dia, que tipo de verdade não se pode dizer?
— Não consigo sentir a mesma dor que o senhor. Talvez seja porque não tenho filhos, ou talvez porque minha personalidade sempre foi um tanto indiferente.
— Mas, mesmo assim, você aceitou minhas anotações de investigação das mãos de Annie, me levou para casa, me "acordou" e agora me trouxe até aqui.
Você acha que seu coração é indiferente, mas isso não o impede de fazer essas coisas.
Ou talvez você não seja indiferente, mas sim porque sempre teve um conjunto de regras de conduta às quais se mantém fiel.
Pessoas com forte capacidade de ação geralmente não têm muito tempo livre para cuidar de suas próprias emoções complexas; não é apenas por falta de tempo, mas porque sentem que não há necessidade disso.
— Eu sou um psiquiatra.
— Já ouvi falar dessa profissão, parece que dá muito dinheiro.
— Então, preciso lhe pagar a consulta psicológica?
— Ora, claro, 40 réis, sem desconto.
— Hehehe.
Tanto Karen quanto Pavaro riram.
Puer estendeu a pata e deu um tapinha na cabeça canina de Kevin:
— *Miau, miau.* (Acha que fazendo essa cara de quem está gostando das coisas vai parecer durão? Aprenda o que é classe com eles.)
— *Au...* —
Kevin sentiu-se imensamente injustificado.
O caminhão deu a partida novamente, fez meia-volta e chegou à entrada da fábrica, onde parou. Vozes pareciam vir de fora, mas logo o caminhão voltou a se mover sem precisar dar meia-volta. Provavelmente, Alfred havia controlado o motorista para passar pela inspeção de segurança da fábrica.
— A defesa aqui é muito frouxa — comentou Pavaro.
— Porque é muito difícil encontrar este lugar — respondeu Karen. — A verdadeira defesa está na periferia, não aqui.
— É por causa do incidente de hoje? Parecia que eu vi luzes brilhando em uma direção esta noite.
— Sim. — Karen assentiu. — Eles estarão com falta de pessoal esta noite.
As pessoas da família Raphael haviam sido arrastadas para lá, servindo de bucha de canhão, e sofreram baixas pesadas;
A turma da Igreja da Ordem também fora reunida para caçar os remanescentes da luz;
Esta noite era, sem dúvida, o momento em que a defesa daquela fábrica estava mais vulnerável.
— De repente, acho que a pressa e a franqueza acabam sendo uma coisa boa — sorriu Pavaro. — Porque assim você não precisa ponderar e hesitar repetidamente, o que não só poderia fazê-lo perder a oportunidade, como também, após muita deliberação, provavelmente não o levaria a um método mais seguro e perfeito.
— É verdade.
— Então, isso também foi algo que seu avô lhe ensinou?
— Não. — Karen balançou a cabeça. — Quando estava com meu avô, eu podia ser impulsivo à vontade, sem precisar de qualquer ponderação, porque eu não me preocupava em arcar com o custo do fracasso e dos problemas.
O caminhão inclinou-se para a frente e começou a descer, presumivelmente entrando em um local semelhante a um estacionamento subterrâneo.
Finalmente, o veículo parou.
A porta da carroceria foi aberta.
— Jovem senhor, chegamos, podem descer. Os operários desta oficina acabaram de sair do turno da noite, e os poucos guardas restantes pertencem todos ao primeiro nível do sistema de fé.
Karen ajudou o Sr. Pavaro a descer do caminhão, e Kevin saltou com Karen em cima.
O pequeno John continuou agachado no veículo, e seu corpo começou a tremer de forma ainda mais violenta.
Ele já havia se escondido secretamente no carro de seu pai para vir até ali e, ao ser descoberto pelo pai, recebera um bofetão. Essa fora a única vez em que se lembrava de seu pai tê-lo batido.
Desta vez, o pequeno John sentiu um frio súbito por todo o corpo, como se estivesse caindo em uma adega de gelo, e até a respiração tornou-se difícil.
— Ele não deveria ter vindo — disse Pavaro. — Este é o lugar onde ele foi contaminado.
— Pelo pai dele, vamos pagar um pouco da dívida. Desça!
O pequeno John olhou para Karen, levantou-se com imensa dificuldade e desceu do caminhão de forma igualmente penosa. Ao aterrissar, faltou-lhe chão sob os pés e ele acabou tropeçando, mas não gritou de dor; em vez disso, abraçou a si mesmo com as duas mãos, esquivando-se aterrorizado de algo ao seu redor.
Por fim, aproximou-se instintivamente de Karen e, quando fez contato físico com ele, uma frase surgiu subitamente em sua mente, a mesma que ele dissera a Karen durante sua terapia psicológica:
— Suas palavras despedaçaram meu orgulho. No fim das contas, eu não passava de um tolo que gostava de se contorcer na cerca de um chiqueiro para exibir a própria banha.
Nesse momento, o pequeno John tremia incontrolavelmente, murmurando sem parar:
— Eu errei, eu errei, eu errei...
— Jovem senhor, venha por aqui. — Alfred assumiu a liderança; para ser exato, havia um guarda guiando o caminho, mas este guarda estava sob o controle de Alfred.
À frente, havia uma porta de correr muito grande. Alfred aproximou-se, abriu-a e revelou a cena do outro lado.
Karen e os outros pareciam estar em uma pequena plataforma elevada. Abaixo deles, sob a luz ofuscante das lâmpadas do teto, havia um layout exatamente igual ao de uma granja de porcos, com a única diferença de que, em vez de porcos, cada baias continha seres humanos.
Alguns tinham o rosto pálido, outros estavam esqueléticos; todos haviam sido torturados a ponto de perderem a forma humana. Ninguém estava de pé; todos jaziam no chão, talvez incapazes de encontrar forças sequer para se levantar.
Muitos deles também perceberam o movimento vindo de cima e voltaram o olhar para lá, mas seus olhos estavam cheios de desespero e apatia.
Abaixo, havia uma fileira de baldes contendo sangue armazenado.
Atrás dos baldes, havia uma canaleta semelhante a um fosso, cheia de um líquido preto, na qual flutuavam vários cadáveres que haviam sido descartados.
No ar, pairava um fedor fétido impregnado de uma rica essência de podridão.
Era uma cena capaz de subverter completamente as convicções internas de qualquer um, pois você via, com os próprios olhos, seus semelhantes sendo criados como gado.
Karen permaneceu ali, com o olhar fixo no nível inferior.
Nesse instante, as emoções de Pavaro haviam atingido um ponto crítico;
Ele caiu de joelhos no chão, de olhos fechados, com os punhos cerrados, e rugiu com raiva e frustração:
— Como eles ousam fazer isso de verdade? Como diabos ousam? Como podem... se eles... representam a Ordem?!
Karen preparou-se para se abaixar e consolá-lo.
Contudo,
Nesse exato momento,
O próprio Sr. Pavaro ergueu-se com dificuldade, afastando suavemente a ajuda de Karen;
Ele abriu os olhos,
Olhou novamente para baixo,
E disse com extrema seriedade e devoção:
— De acordo com a investigação, o uso de métodos de crueldade contra pessoas comuns para realizar atividades de seitas malignas neste local foi confirmado;
Portanto, com base no *Artigo 1º do Capítulo 13 do Suplemento dos Regulamentos da Ordem*, este local está sob ordem de lacre, e todos os membros da Igreja envolvidos serão responsabilizados!