Capítulo 136: Luz e Culpado
Karen ajudou a senhora Anne a limpar o corpo, mas ele afinal não era a tia Mary, sendo incapaz de realizar uma maquiagem funerária minuciosa.
Alfred preparou uma formação mágica no lavatório do andar de baixo, colocou a senhora Anne dentro dela e ativou o encantamento. Era uma formação extremamente simples, capaz de preservar a beleza e a juventude e, por conseguinte, de impedir a decomposição.
Terminado isso, Karen olhou as horas; já era dia.
— Jovem mestre, gostaria de descansar um pouco?
Karen balhou a cabeça, olhou na direção do escritório no andar superior e disse:
— Eu até poderia descansar.
Karen não sentia aquela pressão psicológica avassaladora de que encontrar aquele lugar um pouco mais cedo significaria salvá-las mais depressa; o problema era que o senhor Pavaro agora entrava na contagem regressiva de sua vida. Deixá-lo sentado no escritório, perdido em devaneios, esperando que ele e os outros dormissem e repousassem pareceria um tanto cruel demais.
— Você ainda aguenta? — perguntou Karen.
— Jovem mestre, quanto à minha energia, pode ficar tranquilo.
— Então eu vou tirar um cochilo no carro.
Karen subiu as escadas, empurrou a porta e entrou no escritório. O senhor Pavaro estava sentado atrás da escrivaninha.
— O senhor gostaria de nos acompanhar para continuar a investigação? — perguntou Karen.
— Quero ir.
A resposta de Pavaro foi direta. Ao mesmo tempo, ele estendeu as duas mãos, cujas palmas imediatamente fizeram surgir duas chamas negras.
— Minha mobilidade não é boa, mas ainda posso ser útil.
— Muito bem.
— Obrigado... Oh, perdão, eu não deveria ser tão cerimonioso.
Puer e Kevin, exaustos após uma noite inteira, ficaram em casa para descansar. Alfred carregou o senhor Pavaro nas costas escada abaixo, acomodando-o no banco traseiro, enquanto Karen sentou-se no banco do passageiro.
O carro deu a partida, rumando para a fábrica têxtil da família Tadel.
No caminho, o olhar do senhor Pavaro permaneceu fixo na janela:
— Sob sentimentos diferentes, a paisagem que se vê é realmente diferente.
— Eu tenho papel e caneta aqui. Se o senhor quiser, pode escrever um poema.
— Não tenho esse talento e nem quero me envolver nisso. Os poetas neste mundo já estão em excesso; é melhor não me espremer no meio.
— Hehe.
Karen encostou a testa no vidro do carro, descansando enquanto refletia em silêncio.
O senhor Pavaro testemunhara as cenas da sua revelação divina e do pastoreio divino porque ele próprio passara por isso, deixando algum tipo de marca que ecoou com a sua própria fé?
O conde Rekal não tinha visto aquilo na época... e tampouco ele próprio vira, como desta vez, a cena em que o conde Rekal despertou o sistema de fé de sua família para louvar o ancestral primordial.
Portanto, teria sido porque tanto ele quanto o senhor Pavaro cultuavam a Ordem?
Inconscientemente, Karen estendeu a mão e massageceu suavemente a própria testa, perguntando em seguida:
— Senhor Pavaro.
— Sim?
— Depois de ver aquelas cenas minhas, por que o senhor ainda achava que eu era um "grande homem"?
Karen confiava na índole do senhor Pavaro; afinal, ele havia chegado ao ponto de sacrificar-se em seu posto em prol da "justiça".
— Porque eu só vi as imagens da sua revelação e do seu pastoreio divinos. Pensei que fossem memórias do seu passado... Hã?
Chegando a esse ponto, o próprio senhor Pavaro sobressaltou-se. Pensando e recordando, ele acabou por dizer:
— Naquela visão, eu vi você... eu... eu realmente vi você e ouvi os solilóquios do seu coração. Mas, pensando bem agora, a figura que vi de você na verdade não tinha rosto... Não, tinha rosto, mas eu não consigo me lembrar dele. Não acho que seu rosto tivesse nada de especial, mas simplesmente não consigo recordá-lo.
Alfred, que dirigia o veículo, perguntou:
— Não era exatamente igual ao rosto do jovem mestre?
— É exatamente igual — afirmou Pavaro com certeza. — Mas, na visão que tive, o rosto existia e, ao mesmo tempo, não existia.
— Hahaha.
Alfred de repente irrompeu em risos. Depois, com uma expressão solene e usando a voz grave e madura de um locutor de rádio, declamou:
— Deus não pode ser encarado diretamente!
O senhor Pavaro perguntou curioso a Alfred:
— Qual é a sua fé?
— A Igreja.
— Eu sei que é a Igreja, claro. A Igreja do Deus do Princípio?
— Ahem, a Igreja que eu sigo ainda é relativamente pequena em escala.
Alfred não teve coragem de dizer que, atualmente, aquela igreja parecia ter um único fiel: ele mesmo.
No banco do passageiro, Karen ponderava sobre as palavras de Pavaro, pois a visão descrita coincidia com um trecho de sua própria memória: quando ele se purificara e vira o Deus da Ordem caminhando a partir do nada, na ocasião, ele também fora incapaz de fixar o rosto do Deus da Ordem.
Ele ouvira a prece de Pavaro, e Pavaro vira imagens dos seus "pensamentos". Aquilo não era uma via de mão dupla, mas sim um ciclo.
Como a fábrica têxtil ficava na comunidade de Blue Bridge, a distância era curta. Alfred parou o carro um pouco antes.
— Jovem mestre?
— Pegue uma língua — disse Karen.
— Entendido, jovem mestre.
Alfred abriu a porta do carro. Ao descer, Karen suspirou:
— O sol está ótimo hoje.
— Sim, jovem mestre, um sol maravilhoso.
Alfred sorriu e caminhou em direção ao muro da fábrica.
Sentado no banco de trás, o senhor Pavaro perguntou com surpresa:
— Tão direto assim?
— Sim.
Alfred entraria diretamente nas instalações da fábrica para encontrar a alta gestão e hipnotizá-los com perguntas. Aquele era o método mais simples e eficiente. Quanto a saber se isso deixaria rastros que alertassem o outro lado, certamente deixaria.
Contudo, não havia o que temer ou se preocupar; bastava louvar a luz.
Afinal, a luz é eternamente a inimiga mortal das trevas!
Karen acreditava que, com o grupo do élder Doke por perto, eles dariam conta do recado.
— Você conhece Lemare?
— Por que o senhor pergunta?
— Intuição — respondeu Pavaro.
— Talvez haja uma pequena esperança de que ele me ajude.
— Que bom. Provavelmente este seja o melhor desfecho para a minha família também. Você também dá muita importância à família, jovem mestre Karen. Pude perceber isso quando falou do seu avô antes.
— Não apenas meu avô, mas meus tios, tias, primos e primas são os familiares que mais prezo. Em Roga, tenho um lar muito acolhedor e caloroso.
— Eu também. Minhas duas filhas são muito sensatas. Na verdade, a culpa é minha, a culpa é inteiramente minha. Se eu tivesse inspecionado mais algumas vezes, se tivesse demorado um pouco mais para perseguir aquela criatura demoníaca, ou se a tivesse caçado mais cedo para voltar para casa, minhas filhas não teriam sido contaminadas a esse ponto.
Eu não sou um pai à altura.
Minha esposa, originalmente tão gentil, também se tornou assim por minha única e exclusiva culpa.
Obrigado, Karen, por me ajudar a carregar esse fardo.
Se este assunto puder ser concluído sem percalços, significará que as más ações de Tiersluke e daquele Juiz Relator serão expostas. O fim deles será miserável e receberão o que merecem.
Enquanto isso, eu, que deveria estar morto, não morrer, parecerá perfeitamente natural, hehe.
Porque ninguém acreditará nas palavras de um criminoso hediondo: ele morreu, foi morto pelas minhas próprias mãos!
Karen ponderou:
— As pessoas preferem acreditar que a justiça acaba por triunfar sobre o mal. Para a Igreja da Ordem, expurgar a própria carne corrompida e ter o executor como membro da própria Igreja é a melhor forma de transformar um funeral em um banquete de casamento.
— Soa bastante estimulante. Heh, antigamente eu jamais diria algo assim, e nem apreciaria esse tipo de maneira de agir e pensar.
— É por causa de ter morrido uma vez, o que inevitavelmente faz a gente se soltar um pouco. Um ancião que conheço era exatamente assim no início.
— É assim, é?
— Vou dormir um pouco, o senhor cuide de vigiar para mim.
— Certo, agora eu não preciso mais descansar.
Karen recuou o assento do carro e deitou-se para dormir de verdade, demonstrando absoluta falta de cautela e total confiança no senhor Pavaro.
E então, Karen realmente adormeceu.
Duas horas mais tarde, Karen foi acordado pelo senhor Pavaro. Ao abrir os olhos e olhar para fora da janela, viu Alfred caminhando de volta.
Abrindo a porta, Alfred sentou-se no banco do motorista e disse diretamente:
— Jovem mestre, capturei dois administradores, sendo que um deles pertence à família Rafael. O resultado do interrogatório é que, a intervalos regulares, um lote de trabalhadoras é transferido. Contudo, eles desconhecem o destino final; essa etapa é gerida exclusivamente pelo senhor Tadel e seu mordomo, que lideram um grupo separado.
— Portanto, ainda precisamos ir à casa do senhor Tadel — disse Karen. — Quer trocar de lugar para eu dirigir e você cochilar um pouco também?
— Não precisa, jovem mestre, estou bem.
Alfred deu a partida no veículo novamente.
— Se fosse eu, escolheria investigar quais das fábricas e construções recém-construídos nos últimos anos possuem andares subterrâneos, incluindo garagens subterrâneas, embora fosse um processo mais lento — opinou o senhor Pavaro.
— Eu compreendo — disse Karen. — Mas acho muito lento.
— Imagino que seu avô certamente seja alguém impaciente.
— Sim, o senhor adivinhou. Meu avô é a pessoa com menos paciência deste mundo, hehe.
— Hehe... — Alfred também sorriu.
— Perdão pela ousadia da pergunta, mas seu avô... ainda está vivo?
— Sim, vive muito bem, e está me esperando em casa.
— Que ótimo.
— Jovem mestre, quando os mantive sob controle no escritório para hipnotizá-los e interrogá-los, não poupei louvores à luz e aproveitei para montar uma pequena e rudimentar formação elemental da luz, purificando a sala dele.
— A pessoa morreu? — perguntou o senhor Pavaro.
Alfred respondeu com indiferença:
— Um lixo desses ainda merece viver? Os dois administradores sabiam de tudo.
— E você vai esperar que eles acordem para interrogá-los? Mas colocar a culpa na Igreja da Luz de forma tão simplista não é excessivamente direto?
Alfred olhou para Karen; aquela não era uma questão que lhe competia responder.
Karen respondeu diretamente:
— Há um grupo considerável em termos de número e qualidade de remanescentes da Luz operando na cidade de York neste exato momento.
O senhor Pavaro escancarou a boca, demorando um bom tempo para fechá-la, antes de balbuciar:
— Você é muito mais inteligente do que eu.
— Na sua primeira denúncia, o senhor mesmo já havia bloqueado todas as outras saídas.
— Se fosse você, ao descobrir a situação pela primeira vez, teria escolhido denunciar?
Karen desviou o olhar para a janela:
— Eu nem confio nele, quanto mais nos subordinados dele?
……
A vila da família Tadel;
Primeiro andar, sala de estar.
O mordomo Moon assinava documentos com uma caneta-tinteiro. Terminado o ato, pegou a pasta e a entregou com ambas as mãos à pessoa à sua frente.
— Sr. Mordomo... Oh, perdão, Sr. Moon, esta partilha de herança está basicamente concluída. A partir de agora, incluindo esta vila, todos os ativos sob o nome de Tadel serão transferidos para o seu nome.
— Dedicarei tudo o que tenho a Rafael!
— Excelente. Tadel já desapontou a família Rafael uma vez; espero que o senhor sirva de exemplo.
— Certamente, certamente.
— Garanta o bom funcionamento das operações.
— Sim, eu compreendo. Contudo, há mais um assunto que preciso relatar ao senhor para que seja submetido à família.
— Oh, do que se trata?
— Encontrei isto em um compartimento secreto na vila; são itens que Tadel mantinha ocultos.
O mordomo Moon abriu a caixa em suas mãos, revelando uma pilha espessa de cartas e três cadernos requintados e grossos.
— O senhor leu todas estas cartas?
— Não ouso ocultar nada; eu as li todas. Devo assegurar-me de que o que apresento à família sejam pistas úteis e valiosas.
— Deus da Luz...
— Sim, todas estas cartas foram escritas por Tadel ao Deus da Luz.
— Hmph, escrever cartas para um deus? Onde ele pretendia enviá-las? A Igreja da Luz há muito se extinguiu na história.
— Por isso acredito que a traição de Tadel decorreu de ter sido enfeitiçado pela Igreja da Luz. Nestes três cadernos constam cópias manuscritas dos dogmas da Igreja da Luz feitas pelo próprio Tadel.
Ele acreditava que a morte de sua esposa e os problemas mentais de seu filho eram punições retributivas por suas más ações recaídas sobre a própria família.
Portanto, nas cartas, ele repetidas vezes se confessava ao Deus da Luz, suplicando por redenção.
— É essa a razão de sua traição? Você fez um excelente trabalho.
— É o meu dever.
— Investigue mais a fundo. Embora a Igreja da Luz tenha perecido, os remanescentes da Luz sempre existiram; ele certamente entrou em contato com algum deles e teve sua mente corrompida.
— Realizarei uma triagem e busca para expurgar os remanescentes da Luz.
— Muito bem. Entregarei estes materiais ao Jovem Mestre e intercederei por seu mérito perante ele.
— Agradeço o cultivo e a promoção.
— É apenas o cumprimento de deveres para com a família. Ah, a propósito, o filho de Tadel normalizou-se após a terapia psicológica?
— Desde a morte de Tadel, a doença dele recidivou. Antes, ele apenas sentia que a mãe estava por perto; agora, há também um pai morto fazendo-lhe companhia.
— Daqui a pouco, dê um jeito nele. Afinal, a legitimação da herança já está concluída.
— Meu senhor, ele é apenas uma criança, e eu o vi crescer.
— Suspiro, não nutra essa benevolência barata, pois ela não tem sentido. Livre-se dele o quanto antes; assim, você poderá assumir integralmente as funções de Tadel mais cedo.
O rosto do mordomo Moon exibiu dor e conflito interno, mas, mordendo firmemente os lábios com força, ele acabou por assentir.
— Retornarei à família.
— Vou acompanhá-lo.
— Não é necessário. Ah, por sinal, para o próximo lote de cargas daqui a alguns dias, o número de pessoas deve dobrar; essa é uma exigência superior.
— Entendido, farei os arranjos adequados.
— Ótimo, faça um bom trabalho.
— Tenha uma boa viagem.
O homem saiu da vila e entrou no carro. Olhando para a caixa contendo os envelopes e cadernos em suas mãos, murmurou para si mesmo:
— Portanto, o súbito desaparecimento do Segundo Jovem Mestre também tem relação com os remanescentes da Igreja da Luz?
……
Após a partida do membro da família, o mordomo Moon, cuja expressão até então era de profunda dor, ostentou um sorriso gélido nos cantos dos lábios e dirigiu-se ao balcão de bebidas. Pegando um copo, despejou nele um refrigerante e, em seguida, retirou duas pílulas brancas, jogando-as no líquido. Agitou o copo levemente, observando o medicamento se dissolver.
Com o copo em mãos, subiu as escadas até o terceiro andar.
No quarto do terceiro andar, o pequeno John estava encolhido na cama. Seu rosto exibia simultaneamente expressões de temor, inocência, candura e pânico.
Ora olhava para a esquerda, ora para a direita:
— Papai, você é tão mau, está fazendo cócegas na mamãe.
— Hahahahaha...
De repente, o pequeno John riu tanto que começou a rolar pela cama, gritando:
— Mamãe, o papai está fazendo cócegas em você, por que você veio fazer cócegas em mim? Hahahaha...
— Jovem mestre?
Moon estendeu a mão e bateu levemente na porta do quarto, que já estava aberta.
O pequeno John cessou o riso, sentou-se na cama e disse com um sorriso:
— Papai, mamãe, olhem só, o tio Moon chegou.
Embora o mordomo Moon soubesse que a mente daquela criança era instável, ouvir tais palavras fez com que sentisse um frio na espinha, como se o falecido Tadel e sua esposa estivessem sentados à beira da cama a observá-lo.
De fato, o pequeno John já havia pregado peças em várias pessoas na casa — empregadas, criados e até em seu próprio pai —, mas nunca fizera o mesmo com o mordomo Moon.
Afinal, ele só brincava com pessoas interessadas ou, por assim dizer, apenas com quem lhe demonstrava simpatia.
Portanto, aquele tratamento diferenciado significava que ele não achava o tio mordomo interessante, nem tampouco... amigável.
— Jovem mestre, brincou tanto que deve estar com sede, por que não bebe este refrigerante?
— Eu não estou com sede.
— Vamos, beba para continuar brincando, continuar brincando com o papai e a mamãe, sim?
Moon estendeu o copo em direção ao pequeno John.
O pequeno John olhou para ele e sorriu.
Moon também sorriu:
— Beba, jovem mestre.
O pequeno John assentiu e estendeu a mão para pegar o copo.
No entanto, a mão que segurava o recipiente subitamente recuou.
— Eu quero beber, sim. Não tire daqui, tio Moon.
Os olhos de Moon arregalaram-se de espanto ao perceber que sua própria mão havia recolhido o copo e que, naquele instante, o braço direito que o segurava recusava-se completamente a obedecer aos seus comandos.
— Tio Moon, não tire, eu quero beber.
— Certo, vou deixar você beber.
O mordomo Moon usou a mão esquerda para agarrar a mão direita, tentando forçá-la a avançar, mas, de súbito, percebeu que a mão esquerda também perdera a obediência.
— Tio Moon, é o senhor que quer beber?
— Não, eu não quero, não estou com sede.
— Se o tio quer beber, então o tio bebe primeiro. O papai também disse para o tio beber primeiro.
— Não, eu não quero, eu não quero...
Os olhos de Moon arregalaram-se aterrorizados ao ver que sua mão direita erguia o copo e o levava direto à própria boca, forçando-o a entornar o líquido.
Ele cerrou os dentes com força, mas, no instante seguinte, sentiu como se alguém estivesse forçando sua mandíbula a abrir-se à força; doía intensamente.
— Tio Moon, o papai disse que você está com sede e quer dar água para você.
O olhar de Moon transbordava pavor. Sua boca foi aberta à força e todo o copo de refrigerante foi despejado em sua garganta. Glup, glup...
Assim que a bebida inteira desceu, Moon sentiu seu corpo retornar ao controle normal. Imediatamente ajoelhou-se, enfiando os dedos na garganta na tentativa de provocar vômito.
Contudo, logo em seguida, espuma branca começou a verter de sua boca e seu corpo entrou em espasmos — o veneno já fizera efeito... e ele fizera questão de adicionar duas pílulas.
— Não... não... não...
Com uma mão agarrando o próprio pescoço, Moon tateava cegamente o ar com a outra.
Enquanto isso, o pequeno John perguntava com genuína preocupação:
— Tio Moon, o que aconteceu com você? O que aconteceu?
— Como... como... pôde ser assim... — balbuciou Moon com imensa dificuldade.
O sorriso no rosto do pequeno John gradualmente se desfez. Com extrema serenidade, ele respondeu:
— Desde aquele ano em que me escondi no carro do papai para ir àquele lugar, descobri que havia me tornado um pouco diferente.
Nesse exato momento, outra silhueta apareceu na entrada do quarto.
Ao ver o recém-chegado, a expressão do pequeno John endureceu por um breve instante antes de retomar o sorriso. Dessa vez, porém, o sorriso era muito mais puro e sincero do que aquele direcionado a Moon.
Parado na soleira, Karen abriu os braços e exclamou com extrema devoção:
— Louvada seja a Luz!
O pequeno John sobressaltou-se, levemente desnorteado.
Enfim, incapaz de respirar devido à ação fulminante do veneno, o mordomo Moon virou a cabeça com extrema dificuldade, fitando Karen, que estava na porta.
— A Luz testemunhou a lealdade de seu pai, e a alma dele já foi acolhida no Paraíso da Luz.
— Agora, vim para levá-lo embora. O lugar para onde vamos também é uma vila isolada com um grande pátio, com condições que não ficam nada a dever a esta sua casa.
— *Ploc!*
Nesse instante, Moon tombou de bruços no chão, completamente imóvel, embora seus olhos continuassem a piscar ritmicamente. A morte reduzia-se a uma simples contagem regressiva.
O pequeno John desceu da cama e caminhou até Karen, perguntando intrigado:
— Essa casa grande fica onde?
Karen estendeu a mão para segurar a do pequeno John e respondeu com um sorriso:
— Rua Apple, número 3-07.
Exatamente ao lado... da casa de Piaget.
— Fim da atualização de hoje. Agradeço a todos pelas assinaturas, gorjetas e votos de suporte com vales-correio ao longo deste mês. Obrigado pela companhia de vocês.