Capítulo cento e vinte e seis: O Pastor Divino!
Ao chegar em casa, Cullen não viu Puer e Kevin.
Subiu ao segundo andar e, ao não encontrá-los, notou que as roupas que ele havia trocado e deixado no banheiro tinham desaparecido. Ao ir ao terraço, viu Kevin segurando o varal com a boca para içá-lo, enquanto Puer estava na extremidade da corda, segurando os cabides com os dentes para pendurar as peças.
Cullen cruzou os braços, observando a cena de seus dois animais de estimação trabalhando arduamente nas tarefas domésticas. Após pendurarem a última peça, o golden retriever virou a cabeça e viu Cullen:
— Au!
Puer também o viu e saltou do varal.
— Como vocês lavaram? — perguntou Cullen.
Kevin imitou Puer, colocando as patas dianteiras à frente e fazendo um movimento de pressão.
— Obrigado pelo esforço — disse Cullen, curvando-se para eles.
— Miau...
Puer sentiu-se um pouco envergonhada e correu para fora do terraço. Após duzentos anos vivendo como humana e gata, aquela era a primeira vez que ajudava alguém a lavar roupas, e ainda por cima um homem!
— Au! — O golden retriever seguiu-a logo atrás.
Cullen olhou para as roupas no varal, ainda pingando água; obviamente, eles não tinham força para torcê-las completamente. Estava quase escurecendo e, com aquela temperatura, as roupas provavelmente estariam duras como pedra na manhã seguinte. Contudo, ele não as recolheu, apenas assentiu e desceu do terraço.
Para o jantar, Cullen cozinhou bolinhos de massa que ele mesmo preparara dias antes e guardara na geladeira. Três pratos, um para cada um. A única diferença no tratamento era que ele preparou um molho especial para si mesmo. Após comer, colocou os pratos na pia. Pensou em deixá-los para depois, mas lembrou-se do prato que Puer quebrara ao tentar lavar a louça durante o dia. Suspirou e lavou tudo.
Ao enxugar as mãos, Cullen foi ao banheiro e lavou o rosto. Em seguida, em vez de ir para o quarto, serviu-se de um copo de água gelada e entrou no escritório. Abriu a pasta que trouxera da confeitaria de Ava e começou a ler.
Dentro havia notas originais, provavelmente registradas pelo Sr. Pavaro enquanto investigava. Nas anotações, havia também "monólogos" do Sr. Pavaro, quase como um diário, onde ele se referia à mulher da confeitaria que Cullen conhecera hoje como "Annie". Havia também informações coletadas por Annie através da Igreja de Mills e de círculos de prostituição. Cada etapa da investigação e seus respectivos resultados estavam organizados de forma clara e detalhada. Pela caligrafia, parecia ser um resumo feito por Annie.
Cullen pulou a parte inicial e foi direto aos resumos das etapas.
A primeira etapa tratava do Sr. Pavaro, que tentava produzir pó de alma sanguínea para suas duas filhas, ao descobrir um desequilíbrio óbvio entre a importação da matéria-prima e a quantidade do produto final no mercado. Cullen tomou um gole de água. Materiais especiais como o pó de alma sanguínea não sofrem quedas de preço por "excesso de oferta"; a economia de mercado não funciona ali, pois a relação entre as oficinas e a igreja é de fornecimento direto. Dada a dimensão das grandes igrejas, qualquer quantidade produzida é absorvida ou estocada. Além disso, lembrando-se de Alfred praticando matrizes na Mansão Allen, que possuía inúmeros materiais à disposição, tais insumos são, na verdade, sempre escassos.
Os inquisidores da Igreja da Ordem gostam de administrar agências funerárias não só pelo sistema, mas para observar a "dinâmica" da cidade e detectar mortes suspeitas. O Sr. Pavaro percebeu o desequilíbrio na região de York, o que também fazia parte do "âmbito de observação" de um inquisidor.
Na segunda etapa, o Sr. Pavaro começou a investigar a família Raphael, a maior fornecedora de pó de alma sanguínea na região de York, confirmando que a fonte do desequilíbrio estava lá.
Na terceira etapa, o Sr. Pavaro analisou a eficácia do pó de alma sanguínea e estudou substitutos para a matéria-prima. Cullen bebeu mais água. Esta parte não estava muito detalhada, pois o Sr. Pavaro, que pretendia fabricar o pó ele mesmo, já havia feito pesquisas prévias. No entanto, ao final, o Sr. Pavaro obteve a confirmação do Professor Lovren, do Departamento de Física da Academia Dass, de que havia um substituto mais barato: sangue menstrual.
Claramente, o Professor Lovren era um seguidor da Igreja do Princípio.
"Todo inquisidor da Igreja da Ordem conhece um seguidor da Igreja do Princípio", pensou Cullen, lembrando-se do Sr. Hoffen. Era natural, já que a Igreja do Princípio não possuía grande força militar, mas sobrevivia e prosperava através da troca de "informações" e "pesquisas". Nenhuma outra igreja os visava por serem inofensivos e prestativos.
Cullen pegou papel e caneta e escreveu: "Professor Lovren".
A primeira etapa foi a descoberta da anomalia; a segunda, a identificação do alvo; a terceira, a causa mais provável. Após isso, o Sr. Pavaro apresentou um "relatório de anomalia" à região. Ele havia cumprido seu dever como um inquisidor exemplar.
Então... Cullen folheou as notas anteriores e encontrou:
"A região não me deu resposta. Fiquei surpreso. Pensei que o relatório estivesse retido em algum fluxo burocrático, embora soubesse que era pouco provável. Submeti outro relatório, mas ainda sem resposta. Então, o Inquisidor Cavendish, do distrito vizinho, veio me visitar. Disse que ouviu falar da doença de minhas filhas e me trouxe um saco de pó de alma sanguínea, prometendo um saco mensal. A família Raphael, que possui a oficina de produção, fica no distrito de Cavendish. Fiquei agitado, pois percebi que minha suspeita estava correta: era um suborno para que eu fechasse os olhos. Fiquei horrorizado: como Cavendish, um par meu, teve acesso ao meu relatório? Fiquei dividido: não sabia se deveria contar à minha querida esposa."
Cullen bebeu mais água. Ele compreendia o sentimento do Sr. Pavaro e acreditava que ele não contara à Sra. Lake, caso contrário, ela teria gritado com ele hoje. Ele desviou o olhar e continuou lendo, escrevendo "Inquisidor Cavendish" no papel. O Sr. Pavaro certamente não fora comprado, caso contrário, não haveria as etapas seguintes.
A quarta etapa da investigação, impulsionada pela aparição de Cavendish, fez o Sr. Pavaro investigar como tanto sangue menstrual era coletado. (Aqui, o Sr. Pavaro encontrou Annie na confeitaria e pediu ajuda).
Cullen franziu a testa. O resumo desta fase era vago, o que significava que a investigação fora difícil, longa e que o Sr. Pavaro provavelmente sofrera pressões externas. Ao ler as notas detalhadas, ele entenderia melhor, mas tinha o hábito de ler o diário de Pavaro primeiro:
"O Adjudicador Luke enviou-me um ofício informando uma denúncia de prevaricação contra mim. Seria um aviso contra minha investigação? A rede de informações de Annie é incrível; ela descobriu que o número de garotas imigrantes ilegais que trabalham na confeitaria vem diminuindo. Sim, imigrantes ilegais... o único grupo que não é notado nem estatisticamente contado. O governo não sabe quantas chegam, nem quantas morrem por falta de comida ou remédios. São esquecidas, mas, ironicamente, a única coisa que as mantém na memória é a Garra do Demônio."
Cullen escreveu "Adjudicador Luke" no papel e continuou:
"O Capitão Tyrell, da Equipe do Chicote da Ordem, enviou-me um ofício iniciando uma investigação oficial por prevaricação. O mais ridículo é que até agora não sei qual é a acusação específica! Negligência? Preguiça? Corrupção? Sem motivo, mas a investigação começou. É um aviso. Se eu continuar, o próximo passo será minha suspensão."
Cullen escreveu "Capitão Tyrell" e virou a página:
"Após minhas visitas e as informações de Annie, descobri que muitas mulheres imigrantes ilegais, especialmente as jovens, foram recrutadas sob o pretexto de emprego e perderam contato com suas famílias. Mas, mensalmente, as famílias recebem cerca de 800 Reals. Algumas transferências duram mais de um ano, outras apenas um mês. Droga, tive um mau pressentimento!"
"Investiguei as contas bancárias, mas, como esperado... nada. Mesmo usando contatos especiais, o método de transferência era oculto e falsificado. Não consegui nada."
Virou a página:
"Fui suspenso, proibido de usar minha identidade como inquisidor. Estou em confinamento doméstico. Diga-me onde errei, para que eu possa refletir!"
Virou a página:
"Annie me aconselhou a desistir, temendo pela minha vida. Ela sabe que meus relatórios só trouxeram avisos e agora a suspensão. Ela diz que a Igreja da Ordem está corrompida e que nada resultará da minha busca. Não, Annie, minha querida amiga e companheira, não é assim! Se matassem um inquisidor, haveria uma investigação. Por que não me mataram? Por que apenas avisos e suspensão? Porque eles têm medo! Eles temem uma investigação superior e temem que a minha morte revele a escuridão. O fato de eu estar vivo e apenas suspenso prova que eles têm medo, e que, embora haja carne podre, a Igreja da Ordem ainda é a Igreja da Ordem! Não recuarei. Não temerei. Continuarei investigando, não apenas pelas garotas prisioneiras, mas pela minha fé, pela Ordem suprema e pelo grande Deus da Ordem! Não importa a pressão, mesmo que me coloquem correntes, direi sinceramente: 'Louvada seja a Ordem'. Acredito que o Deus da Ordem ouvirá minhas preces!"
Cullen parou, pegou o copo de água, mas estava vazio. Saiu do escritório, encheu-o novamente e adicionou gelo. Ao voltar, viu Puer na porta do quarto.
— Cullen, você não vai descansar?
— Recebemos algum telefonema à tarde? — perguntou ele.
— Não — Puer balançou a cabeça.
— Então não há agendamentos. Não preciso trabalhar amanhã.
— Oh, meu pequeno Cullen, você realmente encontrou um trabalho que muita gente invejaria.
— Hehe, vou ler algumas coisas esta noite, talvez até tarde. Vocês dois também estão cansados, descansem. Além disso, leiam o que está na minha mesa amanhã.
Puer estava cansada de lavar louça e roupas.
— O que é? — perguntou ela, curiosa.
— Quero ler sozinho primeiro. Vocês leem amanhã.
— Está bem — assentiu Puer. — Não leia até muito tarde.
— Certo.
Cullen voltou ao escritório, sentou-se e continuou a ler o diário:
"Encontrei uma pista concreta. Annie encontrou uma mulher insana, exalando mau cheiro, pálida e com anemia severa. Infelizmente, ela morreu quando cheguei. Annie disse que ela foi encontrada na beira da estrada, coberta de sujeira. O pessoal da prefeitura a ignorou porque ela tinha cabelos roxos..."
Cullen massageou as têmporas e continuou:
"Usei 'Despertar' nela. Ela sentou-se, mas, devido à tortura prolongada, sua consciência estava em frangalhos e ela entrou em um estado de fúria. Tive que contê-la. Felizmente, antes de perder a consciência, ela gritou algumas palavras: Sangue, Azul, Ponte."
Cullen moveu a ponta dos dedos. Ponte Azul?
"Comunidade da Ponte Azul. Meu Deus, esse pântano do demônio provavelmente está na minha própria comunidade! Investigarei cada canto; logo encontrarei o local!"
O diário parava ali. Como o foco era encontrar o lugar, Pavaro não escreveu mais nada. Obviamente, ele foi preso antes de localizar o ponto exato, caso contrário, Annie teria lhe contado. Ou seja, as autoridades agiram antes que ele encontrasse.
Ponte Azul. Estava na Comunidade da Ponte Azul, onde ele mesmo morava. Cullen olhou para o papel com os nomes que anotara. Tirando o professor da Igreja do Princípio, os outros eram, no mínimo, inquisidores, além de um adjudicador e um capitão. Eles não eram todos, e não seriam os únicos.
Cullen não sabia o que aconteceria com o Sr. Pavaro na prisão. Ele teria direito à defesa? A outra parte permitiria isso? Qual seria o destino dele?
Cullen encostou-se na cadeira e fechou os olhos. Queria cochilar e acalmar a mente. A Igreja da Ordem também era tão escura assim? Ele aceitara aquela pasta; deveria continuar a investigação inacabada do Sr. Pavaro e encontrar o pântano do demônio na Ponte Azul?
E então, o que o esperava?
Cullen franziu a testa. Sentia frio. No meio daquele cochilo, murmurou:
— Ordem... ó Ordem...
De repente, três paredes negras surgiram ao seu redor sem que ele recitasse qualquer encantamento, flutuando como se o protegessem, trazendo-lhe paz. Ao mesmo tempo, um brilho branco suave emanou do escritório e um velho, sentado em uma cadeira com um livro, apareceu ao lado de Cullen.
Cullen sentiu a presença e despertou. Quando ele acordou, as paredes negras se dissiparam. Ele virou a cabeça para o velho, sem medo ou pânico, mas com um pouco de impaciência.
— Não seja impaciente. Desta vez, foi você quem entrou no meu escritório — sorriu o velho.
— Este é o meu escritório — corrigiu Cullen.
— O escritório é o lugar onde a essência do dono mais permanece, mais do que na cozinha — disse o velho. — Você está hesitando?
— Não é hesitação.
— Oh, porque já tomou uma decisão?
— Pode-se dizer que sim, mas sinto que não estou sendo racional. O mais racional seria como uma semente recém-plantada: absorver a água, aceitar a luz e crescer lentamente.
— Não penso assim.
— Hum?
— Entendo o que quer dizer: encher o copo apenas com a quantidade de água que ele comporta, certo?
— É por aí.
— Você quer deixar os problemas para quando crescer e se tornar forte, achando que isso é o mais racional, certo?
— Sim.
— Então, por que tomou a decisão oposta?
— Você é muito irritante.
— Acho que é porque algumas coisas podem ser adiadas, mas outras, seu coração não permite que você deixe para lá. A vida é assim: evitar as pedras no caminho é instinto humano. Você as desvia, pula por cima, pensando que quando crescer e tiver mais força, voltará para movê-las. O problema é que, quando você cresce, já caminhou tanto que não pode voltar para mover a pedra que bloqueava seu caminho lá atrás. O mais importante é que seu corpo pode ter contornado a pedra, mas sua alma ficou presa ali.
Ouvindo o velho, Cullen mudou o tom:
— O senhor tem razão.
— Hehehe, sua atitude anterior era porque achava que eu tentaria converter você?
— Sim.
— Na verdade, estou aqui para isso. Este escritório contém o pensamento do que li; quanto mais conversamos, mais fácil é ser convertido.
— Não tenho medo de ser convertido, tenho medo de problemas.
Cullen, que negou até mesmo a revelação divina da própria Igreja da Ordem, não achava que seria ludibriado pelas sobras de um remanescente da Igreja da Luz.
— Oh, entendo. Mas quero tentar, pode ser?
— Pode fazer o que quiser agora.
— Jovem, uma pergunta: para aqueles que são poderosos e possuem alto status, o que significa Deus?
Cullen lambeu os lábios e disse:
— Adorno, decoração.
— Uma metáfora perspicaz. Gosto disso. Porque eles são poderosos, enfrentam menos dificuldades e têm menos problemas para resolver. Quase nenhum. Então, para os fracos e de baixo status, o que Deus significa?
Cullen pensou um pouco e respondeu:
— Coragem, esperança.
— Exato. Porque, para os poderosos, um floco de neve ou uma gota de orvalho é irrelevante, mas para os fracos, é uma avalanche ou um tsunami. Nesse momento, eles precisam de Deus, pois Ele lhes dá coragem e esperança! Você está enfrentando o mesmo problema. Pode ignorar a pedra, mas seu interior não permite. Você decidiu levantar sua picareta contra ela. Por isso, neste momento, você precisa de mais coragem e de mais esperança em seus olhos!
— O senhor tem toda razão. Já fiz minha escolha, então não devo ter mais hesitações. Mesmo sendo fraco agora, devo estar diante dela e enfrentá-la.
— Sim, jovem, você finalmente entendeu. Portanto, coloque um Deus à sua frente agora. Deus lhe dará orientação e o fortalecimento da esperança! O grande Ele lhe trará a luz, Ele é o grande Deus da Luz...
— Não.
Cullen balançou a cabeça.
— Ah... — O velho, que estava no auge de sua pregação, foi interrompido.
Cullen fechou os olhos e disse, muito sério:
— À minha frente, não há Deus.
— Sem a orientação de Deus, como você percorrerá esse caminho? — perguntou o velho, ansioso.
— Porque, neste caminho, eu mesmo estou na vanguarda.
Assim que terminou de falar, uma marca negra apareceu no centro de sua testa e, sob ele, correntes negras giraram em uma disposição cheia de ordem. Seu temperamento e sua aura começaram a se consolidar.
O velho arregalou os olhos e gritou, incrédulo:
— Meu Deus, como é possível! Você acabou de profanar a divindade e agora começou o pastoreio divino?