5. A protagonista já começa com uma vantagem absurda (Parte 1)
A noite permanecia silenciosa. O caminho à frente era iluminado pelo chá gelado que Su Que carregava. Ela correu por muito tempo, parando apenas quando suas forças se esgotaram e, ao olhar para trás, confirmou que não havia mais ninguém por perto.
Nesse momento, ela já havia atravessado a rua principal e chegado a uma via estreita, ladeada por paredes altas e apertadas.
Lixeiras tombadas e detritos espalhados por toda parte conferiam ao lugar um aspecto imundo. Ao lado de uma fileira de lojas decadentes, diversos becos se abriam como passagens profundas, cujas entradas, na escuridão da noite, permaneciam escancaradas de forma lúgubre.
Embora o beco fosse silenciosamente inquietante, estava surpreendentemente povoado. A rua estava apinhada de esculturas, cujas expressões de alegria estavam petrificadas na pedra, com os cantos das bocas retorcidos em sorrisos rígidos.
Su Que olhou ao redor e, ao notar que não havia onde se sentar, encostou-se em uma das paredes, tentando recuperar o fôlego e refletir sobre o próximo passo.
Devido ao lixo acumulado, o ar ali era fétido e, pela estreiteza da passagem, a ventilação era precária, fazendo com que o mau cheiro fosse acompanhado por um calor abafado. Esse odor estranho penetrava em suas narinas, provocando uma náusea quase imediata.
Relaxando o corpo, Su Que se apoiou totalmente contra a parede. O olho estampado nas costas de sua jaqueta foi comprimido pela superfície, deformando-se, mas a pupila continuava a girar; a textura irregular da parede fazia com que a membrana ocular começasse a verter um sangue esverdeado.
Simultaneamente, no chão ao lado de Su Que, um após outro, olhos começaram a brotar do asfalto. Suas pupilas verdes giravam freneticamente, alinhando-se para fitar Su Que com intensidade.
Su Que, que descansava, estacou. Um calafrio percorreu seu corpo, como se inúmeros olhares estivessem fixos nela.
Sem hesitar, ergueu o chá gelado com a mão esquerda e o guarda-chuva com a direita, perscrutando os arredores. Tudo estava calmo. O vento soprava suavemente pela rua, as entradas dos becos permaneciam escuras e vazias, e não havia sinal de pessoas ou monstros.
Estranho...
Su Que apertou o cabo do guarda-chuva, sentindo a umidade da chuva que ainda caía sob a copa do objeto. Um pensamento súbito lhe apertou o coração. Ela examinou novamente o chão e as paredes próximas.
O solo sujo, as paredes empoeiradas, tudo parecia normal. Os olhares que sentia sobre si haviam desaparecido, como se a sensação de um instante atrás não tivesse passado de uma alucinação.
Su Que respirou fundo. Embora tudo parecesse em ordem, não se atreveu a baixar a guarda. Na verdade, quanto mais algo parecia normal, mais suspeito se tornava; ela apenas não conseguia encontrar o foco da anomalia.
Após ponderar, ela escolheu uma parte da parede que parecia minimamente limpa e encostou a palma da mão.
"Zumbido."
No momento em que sua mão tocou a superfície manchada de óleo, um caractere vermelho-sangue surgiu instantaneamente na parede. Estava escrito com uma fonte mecânica: 0,02%.
Su Que retirou a mão e franziu a testa, com o semblante tornando-se grave.
Então era isso; ela havia sido marcada pela "Morte".
A "Morte" ceifava suas vítimas silenciosamente, mas sempre deixava uma fresta de sobrevivência; caso contrário, ninguém teria sobrevivido àquele apocalipse. Em uma vida anterior, um especialista, através de sua resiliência inabalável diante do perigo, descobriu o prenúncio da aproximação da Morte: um leve aumento na taxa de mortalidade.
A taxa de mortalidade de Su Que, que deveria ser de um em dez mil, havia subido inexplicavelmente para dois em dez mil. Era o sinal de que a "Morte" a observava, mas como o fim ainda não chegara, o aumento era ínfimo.
Essa descoberta salvou inúmeras vidas, permitindo que sobreviventes se preparassem antes que o fim chegasse. Contudo, no início do apocalipse, a "Morte" era rara e pouco poderosa. Se ela já havia escapado antes, como a criatura a encontrou novamente?
Enquanto Su Que pensava, o vento soprou pelo beco e ela sentiu um frio repentino nas costas, como se sua roupa estivesse encharcada.
Ao tatear a parte de trás da jaqueta com desconfiança, seus dedos tocaram algo viscoso e disforme. Era como um pedaço de carne esmagada, coberto por um sangue esverdeado. Sem saber do que se tratava, ela aproximou o objeto para inspecioná-lo melhor.
Olho com olho, o centro daquela coisa se contraiu violentamente. Su Que, horrorizada, sacudiu a mão e lançou o objeto na lixeira.
Aquilo... era um olho esmagado.
Um calafrio insuportável invadiu sua alma. Ela abriu o guarda-chuva rapidamente. Lá dentro, a chuva era leve e parecia prestes a cessar; a lateral esquerda do tecido já exibia um arco-íris, que parecia belo e inofensivo. Su Que usou a água que escorria do guarda-chuva para lavar a mão manchada de sangue repetidas vezes, até garantir que não restasse nenhum vestígio.
Agora ela compreendia por que a "Morte" a seguira: a criatura havia deixado olhos plantados nela.
De repente, uma luz surgiu na entrada de um beco vizinho. O brilho era alarmante na escuridão. Su Que viu uma sombra negra projetada na parede, aproximando-se. A criatura mantinha a cabeça pendida, balançando-a ritmicamente.
Ela respirou fundo, cerrou os dentes e, abraçando o chá gelado, disparou a correr.
Ela havia descoberto tarde demais. A "Morte" a localizara através daqueles olhos.
Ao fim da pequena rua, havia uma avenida larga e outro beco. Su Que lançou um olhar para a multidão de cabeças esculpidas na avenida e optou pelo beco sinuoso. O chão era de tijolos, mas o pavimento irregular fazia cada passo ecoar um rangido constante. A luz atrás dela oscilava, deixando seus nervos à beira de um colapso.
— Quem está aí?!
Ao sair do beco, Su Que deu de cara com uma lâmina afiada. Era um homem de meia-idade, vestindo uma jaqueta de couro, com uma calvície que brilhava tanto quanto o fio de sua faca. Ele devia estar parado ali, esperando, e ao ouvir os passos, desembainhou a arma.
Su Que sabia que a "Morte" estava em seu encalço e não queria perder tempo com aquele homem. Apenas balançou a cabeça levemente e gritou:
— Se não quer morrer, corra!
O homem apenas franziu a testa, mantendo a faca em posição. O beco estava bloqueado e, vendo que a "Morte" se aproximava, Su Que não teve escolha a não ser tentar forçar a passagem.
O homem, ao ver a investida, não recuou e desviou a faca para impedi-la. Em um estado de desespero absoluto, Su Que cerrou os dentes, ergueu o chá gelado e tomou um grande gole.