Capítulo Trinta: O Homem Vil Vive em Constante Angústia

Sobre o fato de eu ter fundado um país do zero na antiguidade Eu não gosto de rir. 2513 palavras 2026-07-30 23:38:39

Página (1/3)

Na aldeia de Shangping, se fosse preciso dizer quem mais dava dor de cabeça, sem dúvida seria Chu, o Coxo, que passava os dias sem fazer nada.

Como já foi mencionado, Chu, o Coxo era o caçula e, além disso, homem; tinha todas as vantagens ao seu lado e fora mimado até não conhecer limites pela avó favoritista de Chu Yi.

O avô de Chu Yi morrera muito cedo. Assim, aquele tio caçula, nascido quando o pai já era velho, crescera sem ninguém para educá-lo. Para piorar, os pais viviam encontrando novas maneiras de mimá-lo. Era um caso extremo de amor excessivo.

E isso ainda poderia ser perdoado, não fosse ele também contar com um poderoso protetor: o velho de barba de bode que Chu Yi vira da outra vez. Pela hierarquia familiar, Chu Yi precisava chamá-lo de tio-avô mais novo; o velho de rosto quadrado que o acompanhava era o segundo tio-avô.

O tio-avô mais novo não tinha filhos, e Chu, o Coxo, vivia correndo para a casa dele, sempre pronto a agradá-lo e bajulá-lo. Por isso, o velho o tratava como se fosse seu próprio filho.

Com tamanho respaldo, sua arrogância só aumentava. Sempre que se metia em alguma encrenca, levava presentes ao tio-avô, esperando que ele interviesse em seu favor.

Alguns anos antes, fora apanhado roubando galinhas e outras coisas. O dono da casa lhe quebrara uma perna e, se não fosse pela intervenção do tio-avô mais novo, ele ainda teria acabado diante do juiz.

Na aldeia, passava os dias à toa e não cuidava direito das plantações. O mato crescia mais alto que os cereais e, naturalmente, na época da colheita quase não conseguia recolher grão algum. Se os aldeões não sentissem pena dele e não lhe dessem alguma ajuda de vez em quando, certamente morreria de fome.

O segundo tio-avô, por ser seu mais velho, queria educá-lo, mas ora um o protegia, ora outro o impedia. Todos diziam que não se podia bater nele, nem sequer repreendê-lo.

O segundo tio-avô ficava tão furioso que as veias da testa pareciam prestes a saltar. Passara a vida inteira agindo com retidão, trabalhando com afinco e vivendo com simplicidade; não suportava ver alguém tão irresponsável e preguiçoso.

Certa manhã, bem cedo, Chu, o Coxo passou novamente vagando diante da casa do segundo tio-avô. O velho estava sentado à porta, trançando um cesto. O rapaz cantarolava uma musiquinha, balançando na mão um embrulho de papel encerado, com um ar de quem nada no mundo lhe dizia respeito.

O segundo tio-avô perguntou, mal-humorado:

— Pare aí. Faz alguns dias que não o vejo. De onde está voltando?

Como poderia Chu, o Coxo admitir que passara aqueles dias escapando às escondidas para a cidade, onde fora jogar? Se contasse, o tio-avô passaria dias a importuná-lo. E, se se cansasse de falar, talvez pegasse um bastão e lhe desse uma surra.

Seu pai morrera cedo, e as únicas pessoas que ainda podiam protegê-lo eram sua mãe e o tio-avô. Este último talvez fosse capaz de espancá-lo até deixá-lo meio morto.

Quando lhe perguntou de onde vinha, ele inventou:

— Anteontem, um amigo me disse que o Restaurante Prosperidade Serena estava contratando ajudantes para fazer entregas. Fui dar uma olhada.

— Com essas pernas tortas, você acha que pode trabalhar como ajudante de entregas? Eles o aceitaram?

Embora reclamasse da boca para fora, o segundo tio-avô desejava sinceramente que aquele sobrinho arranjasse um trabalho decente, por isso perguntou com certa preocupação.

Chu, o Coxo naturalmente só podia dizer que não fora contratado, pois o restaurante não quisera alguém com uma perna defeituosa. Assim, ainda conseguia despertar a compaixão do tio-avô e fazê-lo parar de importuná-lo.

Página (1/3)

Página (2/3)

Como era de esperar, ao ouvir que o Restaurante Prosperidade Serena o recusara por causa da perna manca, o segundo tio-avô primeiro demonstrou certa indignação contra o estabelecimento, mas logo suavizou a expressão e o consolou:

— Se não o quiseram, paciência. Um homem de verdade, desde que cuide bem dos poucos mu de terra que possui, não precisa se preocupar com comida nem roupa.

Chu, o Coxo assentiu repetidamente e, assim que pôde, escorregou dali como uma enguia.

Depois de andar um trecho, lembrou-se do problema que o atormentava e sua expressão escureceu.

Naquela ida à cidade, perdera até a última moedinha de prata que a mãe lhe dera para jogar. E não era só isso: ainda ficara devendo dinheiro a alguns companheiros de aposta, que vinham pressionando-o para pagar nos últimos dias.

Mas onde encontraria dinheiro para quitar a dívida?

Enquanto caminhava, Chu, o Coxo chegou aos arredores da casa de Chu Yi. De repente, sentiu um aroma extraordinariamente agradável. A família de Chu Yi estava preparando às pressas os pães da manhã. Às vezes, quando voltavam à aldeia para buscar farinha, faziam os pães em casa e depois os levavam diretamente à confeitaria Bela Chegada, para não perder tempo.

Curioso, Chu, o Coxo subiu furtivamente pelo muro da casa de Chu Yi até o telhado. Com cuidado, levantou uma telha e espiou por baixo, semicerrando os olhos.

Estava acostumado a fazer aquilo e agiu com tanto cuidado que ninguém o percebeu. Quando abaixou a cabeça, viu justamente sua boa cunhada retirar de um forno alto e de aparência estranha uma fornada de bolos assados, macios e fofos.

Chu, o Coxo engoliu em seco sem perceber. Conhecia aquela coisa: eram os pães que estavam fazendo sucesso na cidade. O aroma era delicioso demais.

Nunca imaginara que aqueles pães fossem feitos pela própria cunhada. Ora, tendo uma coisa tão boa, como ela não lhe dava um pouco?

Chu, o Coxo ia com frequência à cidade e sabia muito bem como os pães vendiam. Só sabia que sempre havia gente comprando, mas, como era pobre, nunca entrara numa loja para comprar. Por isso, não fazia ideia de que eram feitos por Wang Cuimei.

Afinal, uma montanha de ouro e prata estava bem diante de seus olhos. Chu, o Coxo desceu cuidadosamente do telhado e voltou pelo mesmo caminho.

Enquanto caminhava, ficou matutando sobre como poderia pôr aquela riqueza nas próprias mãos. Assim, não apenas conseguiria pagar as dívidas de jogo, como também não precisaria mais se preocupar com dinheiro no futuro. A fortuna estava ali, ao alcance dos olhos!

Roubar à força estava fora de cogitação. Depois de pensar um pouco, Chu, o Coxo voltou à entrada da aldeia, comprou algumas moedas de prata em bebida e, ainda carregando o embrulho de papel encerado, dirigiu-se diretamente à casa do tio-avô mais novo.

O velho tinha dificuldade para andar e estava sentado no pátio, tomando sol. Ao vê-lo chegar, sorriu e perguntou:

— O que o traz aqui hoje?

Chu, o Coxo parecia ter mel na língua:

— Faz algum tempo que não vejo o senhor. Vim especialmente visitá-lo.

O tio-avô mais novo não tinha filhos e adorava aquele sobrinho. Ao vê-lo trazendo bebida, ainda chamou:

— Velha, o Quarto chegou! Vá depressa preparar alguns petiscos para acompanhar a bebida.

Página (2/3)

Página (3/3)

A esposa dele, já de cabelos grisalhos, saiu de casa. Ao ver Chu, o Coxo, também ficou muito contente. Os dois gostavam especialmente de meninos; quanto às filhas que haviam se casado e saído de casa, não importava como olhassem para elas, nunca lhes pareciam tão agradáveis.

Chu, o Coxo gostava de ir à casa do tio-avô mais novo. Além da mãe, ninguém o tratava com tanto carinho. O velho ainda o chamava respeitosamente pelo nome, enquanto os moradores da aldeia só sabiam rir dele pelas costas, chamando-o de Chu, o Coxo.

Depois de servir a bebida, não chegaram a tomar muitos goles antes que a ideia que ele trazia na cabeça lhe escapasse pelos lábios.

— Tio-avô — disse em tom misterioso —, sabe o que vi hoje, quando voltei da cidade?

O tio-avô tomou um gole e perguntou casualmente:

— O que foi?

— Há uma novidade na cidade que está vendendo muito bem. Chamam-na de pão. O senhor já ouviu falar?

O tio-avô balançou a cabeça. Que diabo era aquilo? Nunca ouvira falar em pão daquele tipo.

— Há muita gente comprando. Sabe quem faz esses pães?

— Quem?

Chu, o Coxo bateu na própria coxa:

— A esposa do meu terceiro tio!

O tio-avô ficou surpreso:

— A mulher de Terceiro? Ela tem tamanha habilidade?

Chu, o Coxo finalmente revelou sua verdadeira intenção:

— Tio-avô, pense bem. Minha cunhada está ganhando muito dinheiro com esse negócio de pães, mas só tem uma filha tola. Afinal, uma filha casada é como água derramada, e depois que ela se casar...

A princípio, o tio-avô não demonstrou reação. Ganhar dinheiro era mérito dela, e o que fizesse no futuro também dizia respeito apenas a ela.

Chu, o Coxo continuou, acrescentando lenha à fogueira:

— Também ouvi dizer que minha cunhada adotou um rapaz de origem desconhecida e está gastando todo o dinheiro que ganha para sustentá-lo nos estudos!

Ao ouvir aquilo, o tio-avô bateu o cajado no chão:

— Absurdo! Não ajuda os próprios sobrinhos, mas vai ajudar um rapaz de outro sobrenome? Isso não é virar o cotovelo para fora?

Furioso, ordenou:

— Vá chamar os outros tios-avôs. Como a nossa família Chu pode permitir que alguém seja tão incapaz de distinguir os de dentro dos de fora?

Página (3/3)