A tormenta antes da trigésima terceira guerra
— Isso, se eu conseguir sair vivo daqui — respondeu Delion com um tom indiferente, embora seus olhos revelassem uma determinação inabalável.
— Esqueça, isso é problema seu, não tenho nada com isso. De qualquer forma, aconselho-o a sair daqui imediatamente. Diga logo, o que quer comigo? — A sombra não quis se prolongar no assunto e foi direto ao ponto. Sua voz era grave e rouca, como se viesse das profundezas do inferno.
— Preciso que encontre uma maneira de trazer alguns homens para cá. — Delion não desperdiçou palavras.
— O quê? Delion, que tipo de brincadeira é essa? Você quer que mestiços se envolvam nesta batalha? Com a sua reputação atual, não há como fazê-los violar o Pacto de Abraão para se meterem nessa encrenca, e eu muito menos. — O homem sombrio arregalou os olhos, surpreso. Embora estivesse oculto pela escuridão, Delion ainda podia sentir sua expressão de espanto.
— Não são mestiços, apenas soldados comuns. Sei que você tem em mãos o que compromete alguns dos escalões mais altos da França — continuou Delion, com voz calma e firme.
— Você realmente pretende se defender aqui? Aconselho-o a ir embora o quanto antes. — O homem sombrio olhava para Delion com um semblante cada vez mais estranho, como se visse um louco prestes a cair no abismo.
— Então, quer dizer que a Prússia realmente vai atacar? — Delion percebeu o que ele queria dizer e franziu o cenho.
A sombra caminhava de um lado para o outro diante de Delion. O som dos passos ecoava na sala como uma mão invisível batendo levemente no coração. Após um longo momento de hesitação, ele revelou a informação que possuía.
— Recentemente, o Conselho dos Anciãos me deu a missão de revelar o plano da linha de frente de Verdun aos prussianos. Por que mais eu teria vindo assim que recebi sua mensagem? Portanto, Delion, vá embora logo. Se ficar aqui, só encontrará a morte. — A voz da sombra carregava um traço de impotência e súplica.
Delion permaneceu em silêncio, observando apenas o homem sombrio. Seu olhar era profundo como o oceano, como se tentasse enxergar o rosto escondido sob as trevas.
— Por quê? Delion, por que você insiste em ficar aqui para morrer? Não me lembro de que o famoso e impiedoso Demônio de Fogo de antigamente fosse um patriota. — O homem sombrio perguntou com certa irritação, sua voz carregada de uma incompreensão profunda.
— Fui deputado em Verdun por décadas. Minha casa está aqui, o túmulo da minha esposa também. Jamais permitirei que pisoteiem tudo isso. — O tom de Delion era calmo e firme, como se aquela fosse uma decisão tomada há muito tempo.
— Então, no final das contas, tudo se resume àquela mulher? Delion, se você não tivesse se casado com aquela humana comum na época, mas sim permanecido no Conselho e se unido a uma mestiça, com seu talento e poder, certamente já seria um dos pilares do Conselho. Talvez até já tivesse trilhado o caminho da divindade, em vez de arrastar esse corpo corroído pelo sangue de dragão enquanto espera a morte! — O homem sombrio não conseguia compreender o pensamento de Delion, e sua voz estava cheia de uma raiva frustrada.
— Você tem razão, este meu corpo corroído pelo sangue de dragão só serve agora para esperar a morte. Mas, já que a morte é inevitável, por que não morrer aqui? Pelo menos meu lar está aqui. — A voz de Delion permanecia calma, mas em seus olhos brilhava uma determinação inabalável.
— Entendo... Mas só posso conseguir dois batalhões para você. Também passarei algumas informações falsas sobre o layout de Verdun para os prussianos. De agora em diante, nossa relação termina aqui. Por fim, Delion, meu velho amigo, boa sorte. — Após dizer isso, o homem sombrio desapareceu subitamente, como se nunca tivesse existido.
Após a partida da sombra, Delion tirou um relógio de bolso do peito. Dentro, havia a foto de uma bela mulher. A imagem estava ligeiramente amarelada, mas o sorriso da mulher continuava tão caloroso quanto antes.
— Não se preocupe, Vânia, eu cuidarei deste lugar. — Delion acariciou suavemente a bochecha da bela mulher na foto, sua voz era terna e resoluta.
O homem sombrio cumpriu sua palavra e, em pouco tempo, dois batalhões de caçadores totalmente equipados chegaram a Verdun. Delion levou pessoalmente os batalhões para se estabelecerem no Bosque de Coure.
O Bosque de Coure tinha cerca de dois quilômetros de extensão e menos de um quilômetro de largura, estendendo-se na direção nordeste-sudoeste sobre o topo de um terreno elevado, pequeno, porém estratégico. Em 1916, este era o trecho central da primeira linha de defesa periférica de Verdun, na margem direita do rio Meuse, tornando o setor de Delion uma peça vital do sistema defensivo francês.
Os outros soldados em Verdun pareciam sentir a tensão crescente. Aqueles que antes evitavam cavar trincheiras começaram a se preparar, mas o tempo parecia estar se esgotando.
***
Do outro lado, o túnel de Lu Mingfei e seu grupo já estava pronto. Eles se escondiam no subsolo, aguardando que o comandante da batalha — o Príncipe Herdeiro da Prússia — desse a ordem de ataque.
Na noite de 11 de fevereiro, o grupo de Lu Mingfei aguardava as ordens em prontidão total, mas, conforme as horas passavam, nada acontecia. Ao amanhecer, o mensageiro finalmente chegou, mas não trouxe a ordem de ataque, e sim a notícia de que a ofensiva seria adiada.
— O que está acontecendo? — Lu Mingfei olhou para o soldado que trouxe a mensagem, com o cenho franzido.
— Cabo, o senhor não faz ideia, começou a nevar. Uma nevasca terrível. — O soldado esfregava os braços. A temperatura havia despencado com a neve repentina, e seu uniforme não era suficiente para proteger contra o frio cortante.
— É até bom, não é? Assim ganhamos mais um dia antes de ir lá fora levar bala — comentou Kaczynski com um tom de escárnio autodepreciativo.
Lu Mingfei saiu do túnel para verificar a situação. O céu despejava uma neve pesada que tingia a terra de branco, e ele logo se encolheu de volta para o túnel. A queda súbita da temperatura era difícil de suportar. O túnel, mal ventilado e lotado, tinha uma temperatura um pouco mais alta, mas o cheiro lá dentro era insuportável.
— Parece que teremos um dia de descanso. Vamos jogar cartas — sugeriu Paul. Estava frio demais lá fora, e não havia nada a fazer além disso.
O ataque foi adiado por 24 horas. O dia 13 de fevereiro chegou, mas a ordem ainda não veio. A neve continuava a cair, cada vez mais forte, e o frio se tornava insuportável.
— Quando essa maldita neve vai parar! — Kaczynski tremia de frio, abraçando o próprio corpo na tentativa de se aquecer.
A temperatura continuou a cair, e o túnel já não oferecia conforto. Ninguém dormira bem na noite anterior; o espaço era tão estreito que apenas alguns podiam se deitar de cada vez. Se quisessem dormir com um pouco mais de conforto, teriam que atravessar a nevasca até o acampamento, a dez quilômetros de distância. Mas eles sabiam que provavelmente congelariam antes de chegar à metade do caminho.
— Se a neve não parar, teremos que ficar presos neste buraco — disse Kropp, com um tom de resignação.
— Quanto de comida ainda têm? — Lu Mingfei tirou um pedaço de pão preto, duro como uma pedra, e começou a mastigar, sentindo os dentes formigarem.
— Ainda temos um pouco de pão, mas se não trouxerem algo mais, logo não terei nem o que evacuar — reclamou Paul, sua voz carregada de ressentimento.
Mais um dia se passou. A neve parou, mas uma densa neblina surgiu. A artilharia não conseguia distinguir os alvos em tal condição, e o plano de ataque foi adiado novamente.
— Droga! Vamos lutar ou não? Se não, mandem-nos para casa! — Paul reclamava. Ele não suportava mais ficar naquele túnel e começou, ironicamente, a ansiar pelo dia do ataque.
Os outros também não estavam bem. Estavam ali há três dias e ninguém descansara. O túnel era tão estreito que nem podiam ficar de pé, e todos sentiam como se seus corpos estivessem enferrujando.
— Pensem pelo lado bom, pelo menos a neve parou — disse Kaczynski, tentando levantar o moral, embora a exaustão fosse evidente em sua voz.
Eles se encostavam nas paredes do túnel, tão próximos que podiam ouvir a respiração uns dos outros. O ar estava saturado com o cheiro de suor, terra e o odor corporal de quem não se lavava há tempos, tornando a respiração quase sufocante.
— Eu adoraria tomar um banho quente e dormir em uma cama confortável — murmurou Schier, seus olhos repletos de desejo por calor e conforto.
— Todos nós desejaríamos — Lu Mingfei suspirou e encostou a cabeça na parede, fechando os olhos na tentativa de relaxar.
— Já que a neve parou, vou ver se consigo buscar algo para comer no acampamento — Kaczynski se curvou para sair, mas retornou pouco tempo depois.
— Que clima infernal! Começou uma tempestade de chuva! — Ele estava completamente encharcado.
Ao verem Kaczynski retornar, todos desanimaram, mas logo ficaram em alerta, pois a água da chuva começou a invadir o túnel pela entrada.
— Droga! Tapem o buraco!
— Você enlouqueceu? Se taparmos, morreremos sufocados!
— Se não taparmos, morreremos afogados!
— Parem de discutir! Tirem a água daqui! Ela já está na altura dos tornozelos!
— Com o quê? Nem temos um balde!
— Use os capacetes!
Em meio ao caos, eles começaram a retirar a água com os capacetes enquanto a chuva continuava a jorrar para dentro. Após um tempo indeterminado, a água parou de entrar, mas o nível dentro do túnel chegava agora às panturrilhas. Exaustos, eles se sentaram na água, incapazes de mover um dedo.
— A Deusa do Destino deve estar protegendo Verdun. Tenho a sensação de que perderemos esta guerra — disse Kropp, encostado na parede, com a voz fraca.
— Se ficarmos assim por mais alguns dias, nem teremos forças para correr e seremos alvos fáceis — acrescentou Paul, igualmente prostrado.
— Estamos encharcados há tanto tempo... é melhor rezarem para não adoecerem, senão, antes mesmo de levar um tiro no campo de batalha, morreremos neste buraco lamacento.
A situação de vento, neve e chuvas torrenciais continuou por mais alguns dias, até que o céu finalmente abriu.