Capítulo vinte e cinco: O contra-ataque
Lu Mingfei e seus companheiros jaziam na trincheira. Acima deles, a fumaça pairava densa, e o frio úmido da terra penetrava seus ossos através das roupas. Sob o manto da noite, o som de tiros ecoava intermitentemente ao longe; o ar estava impregnado com o cheiro de pólvora e sangue. Eles fumavam um cigarro após o outro, as brasas brilhando e apagando entre os dedos, sem saber se aquela seria sua última tragada.
A nicotina começou a surtir efeito. As mãos de Lu Mingfei pararam de tremer, e seu olhar, antes tomado pelo medo e pela confusão, tornou-se vago. Tudo parecia não ter mais importância, desde que houvesse um cigarro. Ele inalou profundamente, deixando a fumaça rodopiar em seus pulmões antes de soltá-la lentamente, como se esperasse expulsar também o medo que lhe apertava o peito.
Uma carga maciça de nicotina inundou suas mentes. Não se sabia se aqueles cigarros continham algo a mais, mas o pavor de Lu Mingfei e dos outros desapareceu, dando lugar a uma euforia crescente.
— Preparem-se para atacar! — gritou o tenente Bauer. Todos empunharam suas armas, encostados na parede da trincheira, aguardando a próxima ordem.
A artilharia do lado de Lu Mingfei começou a rugir, e projéteis caíram como granizo sobre a trincheira que ocupavam anteriormente. O estrondo das explosões fazia a terra tremer, espalhando estilhaços e lama por toda parte.
O tenente apitou, dando início ao contra-ataque. Lu Mingfei e seus homens, protegidos pelo fogo dos canhões e das metralhadoras na retaguarda, avançaram desesperadamente. Seus pés afundavam na lama, e seus corações batiam como tambores frenéticos.
Eles soltavam rugidos incompreensíveis, como feras, com as faces contorcidas e os olhos brilhando em insanidade. Em suas mentes, havia apenas um objetivo: eliminar todos à frente. Cada segundo no campo de batalha era uma dança na ponta da lâmina; um deslize significaria a morte.
Com o dom dos "Kamaitachi" ativado, o rugido dos soldados, as explosões, o matraquear das metralhadoras e até o som metálico das balas atingindo o solo inundavam os ouvidos de Lu Mingfei. O caos sonoro fundia-se em uma sinfonia de loucura.
Lu Mingfei correu na direção onde o som dos disparos era menos intenso. Ele saltou para dentro da trincheira inimiga e, antes que os soldados franceses pudessem reagir, abateu-os com sua pá de infantaria. O sangue salpicou seu rosto, mas ele não se importou; seus olhos estavam fixos no próximo alvo.
Que o medo de matar e a culpa fossem para o inferno. Ele não queria morrer; queria sobreviver, queria voltar para casa mais uma vez. Embora não fosse exatamente feliz naquela casa, ele sentia um desejo ardente de retornar, de provar mais uma vez a comida de sua tia, mesmo que, após a guerra, isso levasse décadas para acontecer. Aquilo tornou-se sua única obsessão, a força que o mantinha vivo.
Mas, para viver, ele precisava silenciar cada batimento cardíaco naquela trincheira.
Um brilho dourado-pálido começou a emanar de seus olhos, tornando-se ofuscante. Seus ossos estalavam, como se um poder infinito brotasse de dentro dele. Os soldados franceses na trincheira, ao verem um homem coberto de sangue, com olhos dourados e a face distorcida como a de um demônio, brandindo uma pá, ficaram paralisados de terror, esquecendo-se até de disparar.
Até que Lu Mingfei saltou sobre eles e derrubou dois soldados, os outros finalmente reagiram. No entanto, em vez de atirarem, eles escalaram a trincheira e fugiram na direção oposta, com a coragem despedaçada por aqueles olhos dourados.
Lu Mingfei os perseguiu implacavelmente, aproximando-se e desferindo golpes com sua pá. Cada movimento desenhava um arco sangrento. Pelo caminho, ele eliminou os soldados que ficavam para trás.
O metralhador francês na posição defensiva observava Lu Mingfei seguindo os soldados em retirada, hesitante em abrir fogo, temendo atingir os seus próprios homens. Logo, porém, ele não precisou mais hesitar. Lu Mingfei sacou uma granada do cinto, puxou o pino e a arremessou com precisão aos pés do atirador. A explosão o devorou.
As chamas da granada consumiram o metralhador instantaneamente, e Lu Mingfei entrou na trincheira inimiga quase ao mesmo tempo que os soldados em fuga. O local estava tomado pela fumaça e pelo cheiro de carne queimada.
Sem a pressão da metralhadora, o restante de seu pelotão logo invadiu o local. Lu Mingfei girava sua pá como um redemoinho, derrubando soldado após soldado. Seus sentidos captavam cada batimento cardíaco; ninguém podia escapar de sua detecção, nem surpreendê-lo. Ele arremessava granadas nos abrigos; se alguém sobrevivesse à explosão, ele entrava para finalizar o serviço. Cada arremesso era uma sentença fria.
Finalmente, os batimentos cardíacos dos soldados franceses naquela trincheira cessaram. Lu Mingfei sentiu todas as suas forças se esvaírem. Com o espírito atordoado, caminhou cambaleante até tropeçar em algo macio no chão.
Era um cadáver mutilado pela explosão. Ao olhar ao redor e ver o solo coberto de corpos, ele não conseguia acreditar que fora ele quem fizera aquilo. A culpa e o medo o invadiram novamente. Ele caiu de bruços e tentou vomitar, mas como não comia há muito tempo, nada saiu.
Nesse momento, um cantil foi estendido à sua frente. Era Katczinsky. Ele não disse nada, apenas empurrou o cantil para as mãos de Lu Mingfei. Seus olhos carregavam um peso de tristeza infinita.
Lu Mingfei aceitou o cantil e bebeu avidamente. Não era água, mas conhaque. O líquido ardente desceu por sua garganta até o estômago; a pressa o fez tossir, mas o álcool, embora queimasse, trouxe a ilusão de um calor reconfortante.
— Vamos pegar comida e voltar — disse Katczinsky, pegando o cantil de volta e caminhando em direção à cozinha da trincheira, sinalizando para que Lu Mingfei o seguisse.
Eles não podiam permanecer ali por muito tempo; reforços franceses poderiam chegar a qualquer momento. Com o pouco efetivo que tinham, não conseguiriam manter a posição. Precisavam retornar às suas linhas antes que a cobertura da artilharia terminasse.
Lu Mingfei seguiu Katczinsky cambaleando. Os soldados franceses não tinham a mesma escassez de suprimentos; encontraram muita coisa na cozinha. Katczinsky prendeu uma baguete ao cinto, manchada de sangue na ponta, sem saber de qual infeliz ela viera.
A comida dos franceses era muito superior, inclusive com latas de carne, famosas por seu sabor. Alguns soldados prussianos até ansiavam por atacar as posições francesas apenas pela chance de conseguir essas latas.
Katczinsky abriu uma delas, e o aroma da carne era tentador, mas Lu Mingfei não tinha apetite; seu estômago parecia um nó de angústia.
Eles voltaram correndo para suas trincheiras com a comida e a bebida. Por sorte, os franceses não lançaram outro ataque antes que chegassem. Ao retornar, Lu Mingfei desabou no chão, exausto, apoiando-se na terra lamacenta, respirando com dificuldade enquanto o suor escorria pelo seu rosto.
Deitado na trincheira em ruínas, Lu Mingfei olhava para a comida, mas, apesar da fome, não conseguia comer. Sua mente estava tomada pelas cenas de minutos atrás.
Ele parecia ter se transformado em um demônio sedento por sangue, e essa versão de si mesmo o aterrorizava. Cada movimento da pá, o momento em que o sangue espirrava, o olhar de pavor do inimigo — tudo se repetia em sua mente, impedindo-o de encontrar paz.
Katczinsky estendeu-lhe o cantil novamente.
— Beba. Se beber o suficiente, não precisará pensar nessas coisas. — Sua voz era rouca e profunda, carregada pelo cansaço de quem já vira tudo.
Lu Mingfei aceitou o cantil e bebeu grandes goles. Logo, sua cabeça começou a girar e sua consciência a se dissipar. O entorpecimento do álcool o ajudava a esquecer, temporariamente, a crueldade do campo de batalha e o medo em seu íntimo.
Ele finalmente entendeu por que os adultos diziam que o álcool era algo bom.
— Álcool... é realmente uma coisa boa... Mamãe, papai, eu quero ir para casa... — Lu Mingfei olhou para o céu estrelado com o olhar perdido, parecendo ver o rosto de seus pais. O brilho das estrelas refletia em seus olhos, e ele sentiu uma vontade incontrolável de chorar.