Capítulo dezoito: A trincheira

**Tribo dos Dragões: Lu Mingfei, que começou na Frente Ocidental sem combates** Um dia de Sísifo 2533 palavras 2026-07-30 23:30:47

Tudo o que sei sobre essas coisas foi passado pela minha família. Não sei bem o motivo, mas minha linhagem acabou sendo superior à do meu avô e do meu pai, permitindo-me até mesmo utilizar o Verbo do Poder, embora nossa linhagem esteja afastada do mundo dos mestiços há muito tempo — disse Katczinsky.

Sempre me vi como uma pessoa comum; você é, inclusive, o primeiro mestiço que vejo capaz de iluminar os Olhos Dourados. Antes, eu era apenas um cozinheiro comum, tinha um pequeno restaurante com minha esposa e, às vezes, usava o Verbo do Poder para caçar nas montanhas. — Sua voz tornou-se grave e distante, como se ele tivesse retornado àquele pequeno estabelecimento cheio de vida.

Até que um dia fui convocado. É por isso que estou aqui. — Dito isso, ele se levantou, limpou-se rudemente com um pedaço de papel e subiu as calças com movimentos rápidos e bruscos, como se quisesse se livrar de alguma lembrança desagradável.

Meu desejo agora é sobreviver e voltar para casa; ainda tenho dois filhos para criar. O que você precisa fazer é sobreviver também. O mundo dos mestiços está distante demais de nós dois; como sobreviver ao dia de amanhã é no que devemos pensar.

Dito isso, ele partiu, deixando Lu Mingfei sozinho com seus pensamentos.

Desde então, Lu Mingfei nunca mais falou com Katczinsky sobre o mundo dos mestiços. Como o próprio Katczinsky dissera, esse assunto era distante demais; sobreviver ao dia seguinte era sua única prioridade.

Certa manhã, a porta do alojamento foi batida. Um mensageiro entrou: Lu Mingfei e seu grupo precisavam seguir para a linha de frente novamente.

Os caminhões já os esperavam do lado de fora, com as carrocerias cinzentas cobertas de lama e arranhões.

Lu Mingfei, seus companheiros e os recrutas que haviam chegado como reforço dois dias antes encheram os veículos. O rosto de cada um carregava uma pitada de tensão e inquietação.

Os caminhões avançaram lentamente em direção ao front. As rodas rangiam pesadamente ao esmagar o solo lamacento. No caminho, perto da chegada, viram centenas de caixões de madeira novos alinhados ao longo da estrada.

Isso certamente é para nós. — Paul observou os caixões, preocupado, com um medo inegável na voz.

Havia rumores de que os franceses lançariam um ataque, e aqueles caixões pareciam confirmar a suspeita. O ar começou a ficar denso com uma atmosfera de tensão.

Deixe disso! Se você morrer, eles vão te enrolar em uma lona e pronto, como poderiam te dar um caixão? — Kropp zombou ao lado, tentando usar o humor para aliviar o próprio pavor.

Os outros no caminhão riram, mas o riso era forçado e carregado de resignação. Todos sabiam, no fundo, que aqueles caixões eram, sim, para eles.

Lu Mingfei e os outros atravessaram as complexas trincheiras de comunicação até chegarem à linha de frente. Eram muito diferentes daquelas que ele via em filmes na televisão, que não passavam de valas rasas com sacos de areia.

Eram trincheiras com dois metros de profundidade e um metro e meio de largura; se não estivessem em plataformas, não conseguiriam ver nada do lado de fora. Não eram escavadas de qualquer maneira; possuíam sistemas de drenagem, áreas de descanso, cozinhas e banheiros. Embora rudimentares, tinham o essencial.

Caramba! Que ratos enormes! — Ao chegarem ao abrigo onde seu pelotão descansaria, todos se assustaram com a presença de ratos extraordinariamente grandes. Eles tinham pelos desgrenhados e olhos que brilhavam em verde na penumbra, exibindo uma aparência aterrorizante.

Com razão nos pediram para trazer gatos e cães. — Detering murmurou.

Para esta ida ao front, o acampamento forneceu um gato e dois cães. Lu Mingfei supôs que os cães serviam para detectar gases tóxicos, dado seu olfato apurado, mas nunca entenderam o propósito do gato, achando que era apenas para companhia.

Mas será que esse gato bobo consegue dar conta desses ratos? — Lu Mingfei olhou para o gato azul, ainda jovem, em seu colo, e depois para um rato quase do mesmo tamanho. O felino se remexia inquieto, sentindo a ameaça dos roedores.

Parece que teremos que cuidar bem do nosso pão. — Katczinsky disse, desistindo da ideia de que o gato caçaria os ratos.

Ele tirou um pedaço de pão do bolso, envolveu-o cuidadosamente em um pedaço de lona e guardou-o na mochila.

No primeiro dia na linha de frente, nada aconteceu. Eles mataram os ratos no abrigo e se prepararam para dormir, já que o sol havia se posto pouco após a chegada.

Kropp envolveu seu pão na lona e o usou como travesseiro. Ao ver isso, Paul comentou:

Isso só vai fazer com que sua lona seja roída. Olhe só. — Paul pendurou seu pão, também bem embrulhado, em um arame no teto do abrigo, deixando-o suspenso.

Como é? Nada mal, hein? — Paul sorriu, orgulhoso da própria engenhosidade.

No fim, Lu Mingfei imitou Kropp, usando o pão embrulhado como travesseiro.

Ele fechou os olhos e caiu no sono. Estava exausto da caminhada, mas, em um estado de semiconsciência, sentiu algo correndo sobre seu rosto, acompanhado de guinchos finos.

Ele levou a mão ao rosto e agarrou algo macio que lutava desesperadamente. Ao despertar com um sobressalto, viu que segurava um rato enorme de olhos brilhantes. Assustado, arremessou-o contra a parede.

Os outros acordaram com o barulho, seguidos por uma explosão de xingamentos.

Desgraçado! Rato maldito! — Era Paul. Ele ligou a lanterna e viu que seu pão, pendurado no ar, balançava freneticamente com um rato enorme montado sobre ele, roendo a lona.

Paul rapidamente golpeou o rato com sua pá de engenharia, matando-o. Ao verem os soldados despertos, os outros ratos debandaram em disparada. Lu Mingfei estimou que havia mais de cinquenta; eles fluíram como uma maré negra para fora do abrigo.

Que droga! — Kropp descobriu que sua lona fora roída e parte do seu pão havia desaparecido. O embrulho de Lu Mingfei também fora danificado, e o pão, parcialmente devorado. O mesmo aconteceu com os outros.

Eles rasgaram as partes roídas; era impossível jogar o resto fora. Aquilo era toda a ração que possuíam, e não sabiam quando receberiam a próxima. Precisavam daquilo para sobreviver.

Antigamente, se um alimento fosse tocado por um rato, Lu Mingfei o teria descartado sem hesitar. Mas os tempos eram outros; cada migalha era preciosa.

Eles não vão desistir. Esperem meu comando. — Katczinsky reuniu os pedaços de pão e agachou-se, com uma lanterna em uma mão e a pá de engenharia na outra.

Os outros fizeram o mesmo. Iam dar uma lição naqueles ratos ou não teriam paz. Apagaram a lanterna e aguardaram, segurando suas pás no escuro, ouvindo apenas as respirações aceleradas e as batidas de seus corações.