Capítulo 29 — Kemorixi (capítulo duplo, 4.300)
Lu Mingfei e seus companheiros finalmente retornaram ao acampamento, exaustos, como se cada passo consumisse o que lhes restava de força. A terra seca estalava sob seus pés.
A primeira coisa que fizeram ao chegar foi pegar suas marmitas e seguir para o refeitório; já nem se lembravam de quando haviam comido uma refeição quente pela última vez.
Enquanto aguardavam na fila, o pessoal da cozinha já havia sido avisado de que uma companhia retornaria e deveria preparar comida e suprimentos. O cozinheiro movia-se apressado, e o som metálico das panelas e talheres ressoava estranhamente no ar silencioso.
Lu Mingfei e os outros estavam em formação, mas o cozinheiro demorava a abrir as panelas. O vapor escapava pelas frestas das tampas, carregando um aroma irresistível.
— Ei, não está na hora de servir? — Katczinsky já estava impaciente, com as sobrancelhas franzidas e um olhar afiado.
O aroma que vinha das panelas despertava uma fome voraz; era um misto de ensopado de carne e o perfume suave de feijões, fazendo com que todos engolissem em seco.
— Só posso começar a servir quando todos vocês estiverem aqui — respondeu o cozinheiro, irredutível.
— Mas já estamos todos aqui! — Paul também estava impaciente, quase querendo arrancar a panela das mãos do cozinheiro; sua marmita tremia levemente em suas mãos.
— Vocês chegaram, mas e os outros? Não disseram que uma companhia inteira estava voltando? — O cozinheiro, ainda sem abrir as panelas, varria o grupo com o olhar.
— Se você se refere à Segunda Companhia, então estamos todos aqui. Os que faltam estão no cemitério ou no hospital; não precisa se preocupar com a ração deles — disse Kropp, com um sorriso amargo.
— O quê? Mas eu preparei comida para pelo menos cem pessoas! — O cozinheiro ficou atônito. Ele ouvira que uma companhia retornaria da frente de batalha; imaginou que, de cento e cinquenta homens, pelo menos cem teriam sobrevivido.
Ele não esperava que a guerra fosse tão brutal, restando apenas menos de um pelotão. Ele ficou paralisado, sem saber onde colocar a concha.
— Então quer dizer que você também pegou pão para cem pessoas? — perguntou Paul, com um brilho de esperança no rosto.
— Sim — respondeu o cozinheiro, resignado.
— E as linguiças também?
— Sim.
— E os cigarros!?
— Tudo está calculado para cem.
— Irmãos, tiramos a sorte grande! Tudo isso foi preparado para nós, cada um vai poder receber o triplo de suprimentos! — Paul gesticulava, extasiado, esquecendo por um momento a fadiga e a crueldade da guerra.
— Isso não pode acontecer! — o cozinheiro reagiu, percebendo a intenção deles.
— Por que não? — Lu Mingfei e os outros cercaram o homem. Katczinsky perguntou em voz alta, carregando urgência e raiva.
— Essas coisas são para cem pessoas. A comida eu até ignoro, podem comer quanto quiserem, mas os suprimentos eu só posso liberar para trinta e duas pessoas — insistiu o cozinheiro, com determinação inabalável.
— Você não pode ser magnânimo com soldados que acabaram de escapar da morte? Você não está entregando suprimentos para trinta e duas pessoas, está entregando o que era da Segunda Companhia, e nós somos a Segunda Companhia, entendeu?! — Katczinsky estava furioso, o rosto vermelho de indignação.
— Não! — O cozinheiro não cedia, segurando a espátula como se fosse sua última linha de defesa.
Katczinsky e Lu Mingfei trocaram um olhar, cogitando se deveriam dar uma lição no cozinheiro e levar os suprimentos à força.
— O que está acontecendo aqui? — O tenente Bert, comandante da companhia, aproximou-se com um olhar severo.
— Senhor! Preparamos suprimentos para cem pessoas, mas só há trinta e duas aqui, e eles querem levar tudo! — relatou o cozinheiro, sentindo-se injustiçado.
Após entender o motivo da discussão, o tenente ponderou por um momento, olhou para Lu Mingfei e seus homens, depois para a panela, e disse:
— O feijão parece bom.
— Foi cozido junto com a carne — respondeu o cozinheiro, estufando o peito com orgulho.
— Sofremos baixas terríveis na linha de frente e há muito tempo não comemos uma refeição quente. Dividam tudo, inclusive os suprimentos extras. Distribuam tudo — ordenou o tenente, sentindo o peso da culpa por restarem tão poucos homens.
— Eba!!! — Lu Mingfei e os outros vibraram.
— Mas... — o cozinheiro ainda hesitava.
— Sem "mas", execute a ordem! — disse o tenente, com autoridade incontestável.
— Sim... — o cozinheiro começou a servir o feijão com movimentos rígidos e contrariados.
— Seu mão-de-vaca, o que não é seu não deveria te deixar tão mesquinho — provocou Paul, entregando sua marmita com um sorriso triunfante.
O cozinheiro ficou tão furioso que quase atingiu a cabeça de Paul com a concha.
— Você não entende, ele queria guardar os cigarros que deveriam ser nossos nos bolsos dele, já que ninguém ia conferir — acrescentou Kropp, intensificando a provocação.
O cozinheiro tremia de ódio.
— O que é toda essa gritaria? — um intendente apareceu vindo dos fundos da cozinha.
— Intendente! — o cozinheiro, frustrado com Paul e Kropp, apressou-se em fazer uma queixa, exagerando nos fatos.
O intendente respondeu:
— Os suprimentos do acampamento não são fartos; trinta e duas pessoas devem receber suprimentos para trinta e duas pessoas.
Como ele era o responsável, o tenente não podia intervir. Quando todos pareciam desapontados, o intendente olhou para Lu Mingfei e estacou.
— Você é... aquele soldado que atravessou o fogo inimigo para buscar comida? — O intendente reconheceu Lu Mingfei. Ele estava presente naquela noite e guardara uma profunda admiração pela coragem daquele soldado.
— Sim, sou eu — respondeu Lu Mingfei calmamente, sem achar que aquilo fosse algo extraordinário.
— Não acredito que você sobreviveu. Todos achamos que você tinha morrido no caminho. Carregando tanta comida e ainda assim voltando vivo... é admirável — disse o intendente com respeito.
Ele pensou por um momento e virou-se para o cozinheiro:
— Entregue tudo a eles. E dê um pedaço de queijo a mais para cada um. Não vamos deixar nossos jovens heróis passarem fome, eles são o futuro deste país.
— Sim — respondeu o cozinheiro, derrotado. Ele serviu porções generosas, quase transbordando as marmitas, resmungando:
— Comam, comam até explodir.
Lu Mingfei e os outros não se importaram. Estavam radiantes por receberem o triplo dos suprimentos e ainda um queijo extra. Quando o intendente os chamou de "jovens heróis", Lu Mingfei quase riu; como alguém com a alma tão corrompida poderia ser chamado de jovem?
Eles sentaram-se em um espaço aberto, guardando o pão e as linguiças nas mochilas. Aquela sopa de feijão seria suficiente para o dia todo.
Satisfeitos, com os bolsos cheios de cigarros e charutos, sentiam-se como se estivessem no paraíso. Sem bombardeios, sem o cheiro de cadáveres, com comida farta e cigarros sem fim; parecia bom demais para ser verdade.
— Alguém viu Kemmerich? — perguntou Lu Mingfei, notando a ausência do amigo desde o dia anterior.
— Ele está no Hospital São José. Parece que foi Himmelstoss quem o carregou até lá — respondeu Paul.
— O que aconteceu? — Lu Mingfei sentiu um aperto no peito.
— Ele foi atingido na perna por uma bala — disse Paul, com um tom de voz abatido.
— Não se preocupe, ser atingido na perna pode ser uma sorte; ele poderá voltar para casa — consolou Kropp.
— Vamos vê-lo mais tarde — propôs Lu Mingfei.
Os outros concordaram. Lu Mingfei separou o queijo extra para levar ao amigo. Antes de partirem, arrumaram as coisas de Kemmerich para que ele pudesse ir embora assim que recebesse alta.
O hospital exalava um cheiro perturbador. Mesmo acostumados com o odor de morte, os rapazes sentiram-se incomodados. Médicos e enfermeiros corriam apressados pelos corredores, enquanto lamentos de dor ecoavam sem cessar.
Encontraram Kemmerich em uma ala grande, superlotada. Aqueles com ferimentos menos graves dormiam no chão ou nos corredores.
O rosto de boneca de Kemmerich estava pálido e frágil. Ao vê-los, forçou um sorriso doloroso.
— Como você está, Kemmerich? — Lu Mingfei sentiu um nó na garganta. Ele já vira muitas mortes e acreditava estar indiferente, mas ver seu amigo naquele estado o destruía.
— Hans... alguém roubou meu relógio enquanto eu estava inconsciente — disse Kemmerich, com a voz embargada. Era o relógio de sua mãe, o seu tesouro.
— Eu te disse para não levar um relógio tão bom para a guerra — disse Paul, com tristeza.
— Não se preocupe, Kemmerich, nós vamos achar seu relógio — consolou Lu Mingfei.
— Eles... eles... amputaram minha perna... — Kemmerich desatou a chorar.
Eles já tinham notado a ausência da perna, mas não tiveram coragem de mencionar.
— Está tudo bem, Kemmerich. Agora você pode ir para casa. Você não queria ser guarda-florestal? Pode ser mesmo com uma perna só. Trouxemos suas coisas, daqui a alguns dias, quando o caminhão de feridos chegar, você voltará — mentiu Lu Mingfei, embora soubesse que, sem penicilina, aquela infecção era uma sentença de morte.
— Hans, minha perna dói muito — gemeu Kemmerich, conforme o efeito da anestesia passava.
Lu Mingfei e os outros abordaram um médico e deram a maior parte de seus cigarros para que aplicassem uma dose de morfina no amigo. Após a dose, a dor diminuiu. Os outros foram embora, deixando Lu Mingfei sozinho com ele.
Ao anoitecer, Kemmerich começou a ter febre.
— Hans, eu vou morrer? — perguntou ele, fracamente.
— Não, Kemmerich. Você será transferido para um hospital na retaguarda e tudo ficará bem. Você vai cuidar das laranjeiras da sua mãe, e todo ano iremos visitá-lo — Lu Mingfei segurava as lágrimas ao ver o amigo encolhido como uma criança.
Ele lembrava-se do pedido da mãe de Kemmerich para que o cuidasse na guerra. Como ele poderia ter cuidado de alguém, se mal conseguia cuidar de si mesmo? O medo que sentia ao pensar na mãe do amigo era maior do que qualquer bombardeio.
— Hans... se encontrar o relógio, mande para minha casa. Fique com minhas botas... as suas não servem bem e calçamos o mesmo número. Peça perdão à minha mãe por mim... — a voz de Kemmerich tornou-se um sussurro.
— Você ficará bem... Médico! Médico! Venha logo! — Lu Mingfei gritou, desesperado, ao ver a respiração do amigo falhar.