Capítulo Quatorze: O Bombardeio

**Tribo dos Dragões: Lu Mingfei, que começou na Frente Ocidental sem combates** Um dia de Sísifo 2488 palavras 2026-07-30 23:30:45

Página 1/3

O caminho para o cemitério estava completamente escuro. Alguns soldados apagaram até os cigarros que tinham na boca, com medo de que qualquer luz fosse detectada pela artilharia francesa do lado oposto. O vento noturno uivava, misturado com o cheiro de pólvora da linha de frente. O coração de Luís Martins acelerava cada vez mais, e o medo o invadia como uma onda.

Kaczynski percebeu o medo de Luís e, colocando o braço em seus ombros, disse suavemente: “Calma, garoto. Só precisamos levar essas redes de arame farpado até a linha de frente. Pode ser que soframos bombardeios, mas acredito que amanhã de manhã estaremos vivos para voltar.”

A voz de Kaczynski parecia ter um poder mágico, e o medo que antes dominava Luís começou a se acalmar. Os outros recrutas também se aproximaram de Kaczynski, como se estivessem seguros ao seu lado.

De repente, o céu foi rasgado pelo som agudo de um projétil cruzando o ar, seguido de uma explosão estrondosa. O barulho fez seus tímpanos doerem, o chão tremeu, e a terra voou em todas as direções, como se o mundo inteiro estivesse desmoronando.

Todos se encolheram, cobrindo a cabeça e se jogando no chão. Naquele instante, Luís finalmente compreendeu que estavam realmente na linha de frente.

“Está tudo bem, não tenham medo. Todo mundo se assusta no começo, eu mesmo já passei por isso. Mas quando voltarmos para o acampamento, vou arranjar roupas limpas para vocês trocarem.” Kaczynski puxou Luís, que ainda tremia no chão.

“Não precisam se preocupar demais com bombardeios como esse, eles são apenas barulhentos e geralmente caem a alguns quilômetros da linha de frente. O que realmente devem temer é o som dos morteiros leves.”

Apoiados em Kaczynski, eles se levantaram e seguiram para o cemitério, ouvindo atentamente suas preciosas instruções.

“Esses morteiros pequenos são os piores. Nunca se sabe quando vão disparar. Ao ouvir o som ‘zummm~~ ding~’, abaixem-se imediatamente, enterrando a cabeça na terra e mantendo o corpo o mais próximo possível do chão.”

“Sigam meu exemplo: eu me ajoelho, vocês se ajoelham rápido. Precisamos ser rápidos.”

Guiados por Kaczynski, eles atravessaram a floresta e chegaram a um cemitério repleto de lápides. O vento noturno fazia as pedras parecerem mais sombrias sob a luz da lua, como se inúmeros olhos os observassem.

O local onde deveriam instalar as redes de arame ficava na frente do cemitério. Eles passaram pelo cemitério e avançaram rastejando.

À frente havia um trecho de arame farpado destruído, resultado de um bombardeio francês. A tarefa deles era reparar essa barreira.

A alguns quilômetros dali estava a posição da artilharia francesa. Um projétil subiu aos céus e explodiu em uma intensa luz vermelha, iluminando todo o campo de batalha. Essa luz vermelha começou a descer lentamente: era um balão de iluminação francês.

Diversos holofotes também iluminavam o céu, e logo uma sombra negra foi capturada por eles: um avião prussiano.

Página 2/3

O avião, ao ser descoberto pelos holofotes, tentou fugir desesperadamente, mas já era tarde demais. Uma chuva de projéteis o atingiu, e ele caiu como um pássaro com as asas quebradas, soltando fumaça negra e explodindo violentamente ao tocar o solo.

Luís e os demais ficaram profundamente abalados com a cena.

“Vamos, rapazes, é hora de trabalhar.” Assim que o balão de iluminação se apagou, Kaczynski os despertou do choque para começar a tarefa.

“Vou mostrar como se faz.” Ele fincou estacas no chão para prender a rede de arame e cobriu a parte superior com um pano. Os golpes do martelo de madeira sobre o tecido soavam discretos, para não chamar atenção dos franceses.

Luís amarrou o arame na estaca, mas os espinhos cortaram suas mãos, fazendo com que gotas de sangue se formassem nos dedos. A dor o mantinha alerta.

Após algumas horas, conseguiram reparar o trecho da rede. Restavam ainda duas ou três horas para o amanhecer, quando o caminhão viria buscá-los.

Quando se preparavam para descansar na trincheira atrás deles, Luís notou um semblante sério em Kaczynski.

“O que houve, Kaczynski?” Luís gostava daquele veterano que cuidava deles.

“Está estranho.” Kaczynski olhou para a posição francesa do outro lado e fechou os olhos.

Luís ficou confuso ao ver Kaczynski cerrar os olhos. Antes que pudesse perguntar algo, viu o veterano abrir os olhos abruptamente. Mas a cor deles havia mudado: o azul profundo deu lugar a um brilho dourado.

Aquela pupila dourada parecia familiar a Luís, que lembrou de ter visto olhos assim no menino do banheiro do cinema.

Ele sentiu algo vindo de Kaczynski, como se o vento se juntasse em torno dele carregando algo misterioso.

Antes que Luís pudesse perguntar, Kaczynski o pressionou contra o chão, gritando: “Bombardeio! Abaixem-se!”

Uma nova luz vermelha iluminou a posição francesa, seguida por um ataque intenso. Projéteis caíam como chuva, o chão tremia violentamente, terra e pedras voavam por todos os lados.

Felizmente, o bombardeio não mirava neles, mas sim em algumas colunas não muito distantes. Ouviram as explosões e os gritos de dor.

“Vamos!” Antes que pudessem se alegrar por sobreviver, Kaczynski os puxou para correrem para a trincheira.

Página 3/3

Os franceses lançaram outro ataque, desta vez mirando diretamente Luís e seus companheiros.

Sob a liderança de Kaczynski, eles se refugiaram na trincheira, mas um recruta um pouco acima do peso não conseguiu entrar a tempo e foi atingido por um projétil.

“Joseph Bem ainda não entrou!” Paulo reconheceu o colega de classe.

“Vamos salvá-lo!” Ele tentou sair da trincheira para ajudar Joseph, mas Kaczynski o segurou firmemente.

“Não vá, sair agora é suicídio.” O bombardeio continuava do lado de fora, e as ondas de choque faziam com que todos sentissem dor interna.

Pensaram que Joseph Bem estava morto e ficaram parados na trincheira, olhando para o céu, esperando o amanhecer e o caminhão que os levaria de volta.

O som das explosões cessou, mas então ouviram um gemido do lado de fora.

“Não vejo! Estou cego! Mamãe!”

Era a voz de Joseph Bem. Ele havia apenas desmaiado com o impacto, mas parecia estar cego.

Ele se arrastava pelo chão, chorando e chamando pela mãe.

Paulo não aguentou mais e tentou ir socorrer Joseph, mas antes que pudesse sair da trincheira, um novo bombardeio começou.

A figura de Joseph desapareceu sob a chuva de projéteis.

Joseph Bem morreu. Ele foi o primeiro da turma de Luís a morrer, e o único que expressou claramente não querer ir para o campo de batalha.