Capítulo Quarenta: Quer saber, minha esposa? Me dê um beijo.
A carne de faisão era deveras nutritiva; até ao momento em que Chen Jie partiu, Wu Zhong ainda continuava a treinar as artes marciais, levantando pesadas mós.
A senhora Bai embrulhou dois pães cozidos a vapor para Chen Jie levar, juntamente com uma tigela de carne salteada com aipo que sobrara do dia.
Com os víveres, Chen Jie regressou à sua própria habitação.
Su Yunji e o petiz já aguardavam no pátio, com a expressão da mulher transinecida de apreensão.
De manhã, quando Chen Jie descera da montanha, avisara-a brevemente e levara um saco de serapilheira para casa dos Bai; ali permanecera o dia inteiro, o que a deixara mortalmente preocupada.
Antigamente, aquele Chen Jie, jogador empedernido...
Su Yunji quase desejava que ele morresse na rua; contudo, após as transformações destes últimos dias, em especial devido à lenha empilhada e ao cântaro cheio de água logo pela alva, ela sentira a diferença de ter um homem na casa.
— Regressei.
— Cunhado!
O petiz correu disparado ao encontro de Chen Jie, mas os seus olhos fitavam avidamente as mãos dele.
— Cunhado, o que trouxeste de bom para comer?
— Gostas de carne salteada com aipo?
Chen Jie sorriu, troçando do miúdo, que ao ouvir tal já não conseguia conter-se, engolindo em seco repetidamente.
— Esposa, aquece a comida, e também estes dois pães.
Chen Jie entregou os pratos a Su Yunji.
— Marido, porque voltaste a trazer comida? Para a próxima não o faças. Uma ou duas vezes ainda passa, mas com o tempo as pessoas criarão ressalvas. Acabaste de entrar como aprendiz, não dês má impressão ao médico Bai.
— E tu não te preocupes tanto com o Rui e comigo. Temos banha de porco em casa e arroz-sorgo; a nossa vida está muito melhor do que antes. Se eu for apanhar alguns legumes silvestres, também conseguiremos comer bem, não precisas de trazer coisas todos os dias.
— A longuinho prazo, acaba por aborrecer os outros.
Su Yunji resmungava.
Chen Jie acenou com a cabeça e disse:
— Esposa, compreendi. Eu não pedi, foi a tia Bai que insistiu em enfiar-to.
Su Yunji replicou:
— Mesmo assim, não podes aceitar sempre.
— Está bem, está bem, ouço a minha esposa, ouço a minha esposa.
...
A refeição ficou pronta num instante. Chen Jie, já saciado, limitou-se a observar Rui e Su Yunji sentados à mesa, a saborear a carne salteada com aipo da tigela. Su Yunji comia sobretudo o aipo, enquanto a maior parte da carne ia parar à boquinha do petiz.
— Irmã, porque não comes a carne?
— Hehe, a irmã não gosta muito.
Su Yunji respondeu com carinho. O miúdo, confuso, comentou:
— A carne é tão gostosa, e a irmã não gosta? O Rui adora.
Ao ouvir isto, Chen Jie retirou um pedaço de carne do prato e colocou-o na tigela de Su Yunji.
Ela ergueu o olhar, encontrando os olhos de Chen Jie com certa perplexidade.
— O Rui tem razão, a carne é tão deliciosa, como é que a minha esposa não haveria de gostar? Olha para ti, deves aprender a gostar dela, só assim ficarás ainda mais bonita. Não achas, Rui?
— Sim, sim! Comer carne para ficar bonita, a irmã que coma.
O pequeno Rui, cheio de sensatez, colocou o seu pedaço de carne favorito na tigela de Su Yunji.
Vendo isto, Chen Jie serviu-lhe outro pedaço:
— Come mais um bocado.
Rui assentiu:
— Sim, sim, comer mais um bocadinho.
— Chega, chega, já não consigo comer mais.
Com um sorriso feliz no rosto, Su Yunji cobriu a tigela com as mãos para impedir que o resto da carne do prato fosse todo parar à sua tigela.
Julgando que já bastava, Chen Jie disse a Rui:
— Ora bem, então vamos poupar a irmã por agora. O resto, meu caro amiguinho Rui, fica a teu cargo fazer desaparecer.
— Sim!
Rui acenou vigorosamente com a cabeça, radiante de felicidade, pois na tigela ainda repousavam cinco ou seis nacos de carne.
Su Yunji comeu um pedaço de carne, mas permaneceu absorta em pensamentos. Olhou de soslaio para Chen Jie, abriu a boca para falar, mas acabou por emudecer. Vendo-a naquele estado, Chen Jie compreendeu de imediato.
— Estás a pensar em perguntar-me sobre o assunto do Ma Liu, não é?
Su Yunji sobressaltou-se, fixando de seguida um olhar apreensivo em Chen Jie:
— Marido, estive a fazer contas em casa hoje; mesmo que vendêssemos a nossa casa, no máximo conseguiríamos juntar cinco taéis de prata, o que fica a léguas de distância dos vinte e cinco taéis.
Dito isto, o seu rosto ensombrou-se de aflição.
— Ah, não te preocupes com isso, já resolvi o assunto.
— Hã? Resolvido?
Su Yunji encarou Chen Jie estupefacta, com os grandes olhos arregalados de incredulidade.
Os seus lábios ligeiramente untados da gordura da carne acabavam de se abrir, numa expressão deveras cativante.
— É verdade...? — perguntou, incapaz de acreditar.
— É verdade, foi precisamente com isso que estive ocupado hoje.
Su Yunji acalmou os sentidos e, fitando Chen Jie, inquiriu:
— Marido, tu... como é que conseguiste resolver isto?
Chen Jie sorriu:
— O habitante das montanhas tem os seus próprios estratagemas.
Aflita, Su Yunji insistiu:
— Marido, deixa-te de enigmas e conta-me logo.
— Queres saber?
Chen Jie contemplou o belo rosto de Su Yunji. Embora ligeiramente amarelado devido à desnutrição prolongada, os traços herdados de uma família letrada mantinham-se intactos; com uma boa alimentação, recuperaria o esplendor.
— Sim.
Su Yunji assentiu. Aquela enorme rocha pesava-lhe no peito e quase a esmagara no dia anterior, pelo que ardia de curiosidade sobre a forma como Chen Jie a desvanecera com tanta facilidade.
— Dá-me um beijo e eu conto-te.
Chen Jie fixou os olhos nos de Su Yunji.
Eram límpidos como pedras preciosas.
Ao ouvir tal proposta, ela ruborizou-se instantaneamente, envergonhada, e lançou a Chen Jie um olhar reprovador.
— O Rui ainda aqui está, que espécie de disparates dizes!
Logo a seguir, baixou a cabeça e começou a mexer nervosamente na gola da veste.
Vendo o ar de Su Yunji, Chen Jie argumentou:
— Somos marido e mulher, uma união legítima, que disparates são esses? Não passa de um beijo, que grande coisa é? Rui!
— Hã?
Rui ergueu a cabeça.
Chen Jie apontou para a própria bochecha:
— Dá um beijinho ao cunhado.
— Ah.
O miúdo deu alguns passos em frente e aplicou diretamente os lábios empastados de gordura na face de Chen Jie.
*Smack!*
— Muito bem, vai comer.
Chen Jie sorriu alegremente para Su Yunji e comentou:
— Vê o Rui e olha para ti.
Ela corou de vergonha e irritação:
— Queres matar-me de vergonha? O Rui é uma criança, eu... acaso posso comparar-me?
— Hehe, então não tens curiosidade em saber como afastei o Ma Liu?
Su Yunji meditou um momento e replicou:
— Se não me queres contar, então fica por dizer, de qualquer modo...
*Smack!*
Ainda Su Yunji pretendia acrescentar algo quando sentiu o corpo enrijecer de repente: Chen Jie beijara-a na face, deixando-a completamente paralisada.
Alerta de temperatura máxima!
O rosto ruborizou-se num ápice, parecendo um bule de barro cozido.
O coração batia descompassadamente.
Uma mulher educada sob os rigores da moralidade feudal não ostentava a liberdade dos tempos futuros; a ousadia de Chen Jie roçava a audácia.
Observando a reação de Su Yunji, Chen Jie experimentou uma sensação semelhante à de um primeiro amor na adolescência; as raparigas daquela época também coravam assim...
— E assim, esposa, já que querias saber mas recusavas dar-me um beijo, não me restou alternativa senão sacrificar-me um pouco e beijar-te. Desta forma, o trato está cumprido e posso contar-te. Continuas a querer saber?
— Hum... — Su Yunji anuiu levemente com a cabeça.
Apesar da febril vergonha, a curiosidade persistia, e a pesada pedra no seu peito ainda não desvanecera por completo.
A este gesto, Chen Jie meteu a mão no interior das vestes e retirou o termo de dívida.
— Vê isto.
Ele estendeu o papel à mulher.
Su Yunji pegou nele, leu-o de fio a pavio, e o seu coração sossegou por fim. Era efetivamente a nota com que Ma Liu a acossara para cobrar a quantia; uma vez reavida a promessa de dívida, o débito estava naturalmente anulado.
— Marido, como consegui-lo tu fazer uma coisa destas?!
O olhar de Su Yunji transbordava de assombro e inquirição.