Capítulo trinta e dois: Marido, não se apresse, haverá um jeito.
Os olhos de Su Yunjin brilharam. Não sabia explicar o porquê, mas, ao ver Chen Jiusi, seu coração inquieto acalmou-se consideravelmente.
Antigamente, ela jamais sentira algo assim, mas hoje a sensação era intensa. Talvez fosse a mudança de Chen Jie nos últimos dois dias que, inconscientemente, a fizera desenvolver uma dependência dele.
Chen Jie entrou no pátio sob o olhar de todos. Ma Liu, que o observava com os olhos semicerrados, exibia um sorriso hipócrita, embora houvesse uma aura sinistra em seu semblante.
Chen Jie aproximou-se, colocou Su Yunjin atrás de si e perguntou a Ma Liu:
— Irmão Ma Liu, o que traz você à minha casa hoje?
Ma Liu sorriu:
— Jiu-Si, você voltou. Ah, meu irmão, ando muito ocupado ultimamente. Se não fosse por causa do seu caso, eu não teria vindo até aqui.
Chen Jie o encarou:
— Ah, é? E que caso seria esse?
Ma Liu respondeu:
— Jiu-Si, você foi descuidado demais. Será que se esqueceu de que ainda deve uma quantia à casa de apostas?
— Dinheiro?
Chen Jie franziu a testa. Ele não se lembrava de Chen Jiusi dever nada àquela casa. Embora Jiusi gostasse de apostar, o vício era recente; ele havia dilapidado todo o patrimônio da família, mas não chegara ao ponto de contrair empréstimos.
— Existe algum recibo?
Chen Jie olhou para Ma Liu, que ergueu o documento e disse:
— Jiu-Si, você é muito displicente. Se eu não tivesse ido revisar as contas com o jovem patrão hoje, não sei a quanto essa dívida teria chegado. Você é mesmo muito cabeça-oca.
Se Chen Jie não soubesse que Ma Liu estava conspirando contra ele junto com Yu Sanliu, teria acreditado que ele era um homem bondoso.
Chen Jie examinou o recibo: "Chen Jiusi tomou emprestado de Yu Sanliu um tael de prata, juros diários de dois por cento, em 2 de março do nono ano da era Zhengzong."
Hum?
Chen Jie semicerrou os olhos e buscou em sua mente as informações correspondentes. Naquele dia, ele não tinha dinheiro e foi arrastado por Ma Liu até a casa de apostas. Ele dissera que não tinha dinheiro e que voltaria para casa buscar, mas Ma Liu insistira: "Por que ter tanto trabalho? Eu te ajudo a conseguir um pouco."
Assim, ele o levara até Yu Sanliu. Na época, a promessa era de que, se ele pegasse um tael e pagasse na mesma noite, não haveria juros; se pagasse no dia seguinte, bastaria dar uma pequena quantia. Ma Liu lhe dissera que, se tivesse sorte, recuperaria tudo em uma única aposta.
Chen Jie pegara o tael pensando que, mesmo se perdesse, pagar dois por cento no dia seguinte não seria nada. Mas, surpreendentemente, ele ganhara dois taéis na primeira jogada. Ele quis pagar a dívida na hora, mas Ma Liu, ao seu lado, o impedira: "Jiu-Si, hoje o Deus da Riqueza está a sudeste, exatamente na sua direção. Não se mova, senão vai espantar a sorte. Dê-me a prata que eu vou pagar por você."
Chen Jie: "Certo, irmão Seis, lembre-se de rasgar aquele recibo."
Ma Liu: "Pode ficar tranquilo, seu irmão aqui seria capaz de te enganar?"
...
Revivendo essas memórias, Chen Jie compreendeu que Ma Liu lhe armara uma cilada. Ele levantou a cabeça e encarou Ma Liu olho no olho.
O rosto de Ma Liu exibia um escárnio; ele sabia que Chen Jie havia entendido, mas e daí? Papel branco e tinta preta, aquilo era prova. Mesmo que levassem ao magistrado, ele não perderia. E, se não recorressem às autoridades, que recurso teria um jovem falido como aquele? Desta vez, ele tinha Chen Jiusi nas mãos!
— O que foi, irmão Jiu-Si? Não reconhece seu próprio recibo?
Ma Liu sorria, pronto para qualquer reação. Contudo, Chen Jie respondeu com naturalidade:
— Sim, fui eu quem colocou a impressão digital.
Ma Liu ficou confuso com a calma de Chen Jie:
— Você vai admitir assim mesmo?
Chen Jie disse:
— Já que o irmão Ma Liu veio pessoalmente, como poderia não admitir? Diga, a quanto chegou a dívida?
Agora era a vez de Ma Liu ficar intrigado. Após hesitar, respondeu:
— Vinte taéis.
Chen Jie riu:
— Não é muito, apenas vinte vezes o valor original. Dê-me alguns dias e conseguirei o dinheiro para pagar.
Ma Liu olhou para ele com desconfiança:
— Você ainda consegue reunir vinte taéis?
— Sim. Antes não, mas agora acho que consigo. A Yunjin não te contou? Sou aprendiz do médico Bai agora. Darei um jeito de pedir emprestado à família Bai.
— A família Bai!
Ma Liu olhou para Chen Jie com espanto. Ele não esperava que Chen Jiusi tivesse estabelecido laços com a família Bai, que não era alguém com quem se pudesse brincar. A situação complicara-se.
Ma Liu acariciou o queixo e disse:
— Muito bem, te darei três dias. Com cinco taéis de juros extras, você me pagará vinte e cinco taéis, entre capital e juros.
Chen Jie concordou:
— Combinado.
Ma Liu respondeu:
— Ótimo, está feito.
— Já está tarde, não vou prendê-lo aqui, irmão Ma Liu. Quando houver oportunidade, pagarei uma bebida.
Chen Jie disse sorrindo, e Ma Liu respondeu:
— Certo, ficarei esperando por essa bebida.
Dito isso, virou-se e partiu com seus homens. Observando suas costas, os olhos de Chen Jie se estreitaram e um lampejo de intenção assassina passou por eles!
Este Ma Liu não podia continuar vivo!
Enquanto isso, Ma Liu saía do pátio de Chen Jiusi, seguido por um de seus capangas:
— Irmão Seis, vamos embora assim mesmo?
Ma Liu olhou para trás, para o pátio decadente da família Chen:
— Esse Chen Jiusi teve sorte de se tornar aprendiz do médico Bai. A coisa ficou complicada, preciso voltar e avisar o jovem patrão.
Ma Liu apressou-se em direção à cidade. Os moradores da vila, vendo que o espetáculo terminara, dispersaram-se, balançando a cabeça.
— Chen Jiusi está acabado. Com uma dívida tão grande, essa casa vai ruir mais cedo ou mais tarde.
— Pois é, vinte e cinco taéis de prata, como ele vai conseguir? Pedir emprestado à família Bai? Será que a família Bai lhe deve algo?
— Bem feito, eu sempre disse que ele era um viciado em apostas. Agora, que espere para ter mãos e pés cortados.
O grupo se dispersou, restando apenas o tio Erba. Ele olhou para Chen Jie:
— Jiu-Si, e agora?
Chen Jie não deu muitas explicações:
— Tudo bem, tio, não se preocupe, eu resolvo.
— Ah, seu rapaz... ainda tenho dois taéis de prata aqui. Se precisar, pode levar tudo.
Chen Jie acenou com a mão:
— Não precisa, tio. O Huzi já não é mais criança, guarde esse dinheiro para o casamento dele.
— Irmão, não tenho pressa, resolva logo o seu problema — disse Huzi.
Chen Jie respondeu:
— Você não tem pressa, mas seu pai e sua mãe têm. Está bem, tio, Huzi, eu realmente consigo resolver. Ah, aqui tem um pouco de amendoim, tio, leve para casa.
Tio Erba recusou:
— Não quero, não quero. Você diz que resolve, eu acredito, mas se precisar de dinheiro, tem que me avisar.
— Pode deixar, tio.
Chen Erba partiu com Huzi, e o silêncio tomou conta do pátio. Chen Jie virou-se para Su Yunjin, que estava atordoada. Na mente dela, havia apenas um número: vinte e cinco.
Vinte e cinco taéis de prata... Como ela pagaria aquilo? Para a família Chen daquela época, vinte e cinco taéis era uma cifra astronômica.
Chen Jie sentiu uma pontada no coração ao ver Su Yunjin naquele estado; mais uma vez, fizera aquela mulher se preocupar.
Su Yunjin percebeu o olhar de Chen Jie e, encontrando-o, forçou um sorriso mais doloroso que o choro:
— Marido, não se preocupe, está tudo bem. Nós... nós daremos um jeito...