Capítulo 8: Senhor da Fortuna, Senhor da Fortuna, traga algo bom!

Enriquecendo o ministro poderoso exilado, começando pela adoração ao Deus da Riqueza Ano após ano 2489 palavras 2026-07-30 23:41:26

Diante do Pavilhão Fangxing, muitos clientes se aglomeravam, especialmente o jovem Zhao, que devorava apressadamente o prato apimentado de tripas de porco, saboreando cada garfada com um aroma irresistível.

O gerente Fang estava extremamente satisfeito.

Jiūsu agitava a espátula de ferro, alheia ao perigo que se aproximava.

Suspeitando que Jiūsu tivesse um homem fora de casa, Sun Mei a seguiu e, sorrateiramente, entrou na cozinha. Ao ver Jiūsu preparando a comida, sentiu uma raiva crescente.

— Jiūsu! — chamou a mulher, fazendo Jiūsu sobressaltar-se. Ela tampou a panela, virou-se e perguntou, intrigada: — Sarinha, o que você está fazendo aqui?

Sun Mei a repreendeu: — Muito bem, sua vadiazinha! Eu pedi para você cobrar a dívida do açougueiro, e você vem aqui perder tempo? Virou cozinheira agora? Traga o dinheiro que ganhou para mim! Senão, vai ver só!

Jiūsu apressou-se a segurá-la e agachou-se atrás do fogão, com expressão aflita:

— Sarinha, não atraia atenção para cá, senão nós duas estaremos perdidas.

— Quem você pensa que está assustando? — Sun Mei revirou os olhos, mas não ousou agir. — Se você morrer, eu também morro? Ainda por cima me amaldiçoa?

Jiūsu suspirou, os olhos marejados, encolheu-se e falou em tom baixo:

— Quebrei por acidente um vaso antigo, vale cerca de cem taéis. Só posso trabalhar para pagar a dívida. Você é tão bonita, se alguém te notar e te vender para quitar o débito, o que farei?

— Sua vadiazinha, como pode ser tão descuidada? — xingou Sun Mei, mas se sentia satisfeita por dentro enquanto arrumava o cabelo. — Mas você está certa, com certeza vão me notar.

— Então volte logo, não seja pega — pediu Jiūsu.

Sun Mei assentiu, deu alguns passos, olhou para os pratos no fogão e franziu o cenho, confusa:

— Será que vendem tripas de porco em restaurante? Que absurdo, querendo competir com os pobres como nós.

Ela discretamente guardou uma couve na cintura.

Jiūsu ficou sem palavras, e ao vê-la se afastar, apressou-se a terminar o preparo, mandou o garçom levar os pratos e pediu para chamar o gerente Fang.

O gerente sorriu largo, pegou uma tigela para beber água e a esvaziou de um gole.

— Senhorita Jiū, o que precisa? Eu estava conversando com os clientes, todos reclamando do Pavilhão Zhenxing, merecem! São tão sem limites que só copiam tudo.

Outros restaurantes também haviam imitado o prato.

Ao saber do incidente no Pavilhão Zhenxing, retiraram o prato apimentado de tripas para preservar a reputação do estabelecimento, que agora era motivo de piada.

Jiūsu tirou cinco moedas de cobre e explicou:

— Minha irmã veio aqui e levou uma couve. Minha relação com minha família é ruim, então disse que quebrei um vaso antigo e estou trabalhando aqui para pagar a dívida. Peço seu apoio, gerente Fang.

— Sem problema — respondeu o gerente com prazer, acenando com a mão. — Uma couve, senhorita Jiū, não precisa se preocupar.

Agora ele admirava completamente a habilidade da jovem diante dele.

Jiūsu guardou suas coisas, se despediu do gerente Fang e foi até o açougueiro pedir um quilo de carne. O homem bateu a faca na tábua, irritado, e reclamou de forma indireta:

— O negócio está cada vez mais difícil, ainda vem cobrar dívida. Será que deixam a gente viver?

Jiūsu manteve a calma, levantou as mãos inocentemente e disse:

— Nem sabemos mais o que fazer. Nesta vida, pagar dívida está cada vez mais complicado, não tem justiça.

Colocou a carne na cesta de bambu e saiu, indiferente à raiva do açougueiro.

...

Sun Mei estava com muita sede e entrou num restaurante.

— Quero um copo d’água, estou esperando um amigo.

O garçom resmungou, preguiçosamente serviu um bule de chá e ficou encostado no balcão, observando-a. Assim que os clientes saíram, Sun Mei foi furtar comida.

O garçom a expulsou, dizendo:

— Você parece gente, mas rouba comida? Sai daqui!

Ameaçada, Sun Mei correu para a cozinha.

Viu o gerente bravo:

— Já te disse para cozinhar direito. Se tem sujeira na comida, como espera que alguém coma? Nem sabe fazer o prato apimentado de tripas! Este mês, seu salário está cortado!

O cozinheiro contestou, levantando a cabeça:

— Foi você quem mandou fazer esse prato. Além disso, é o carro-chefe do Pavilhão Fangxing, é especial. Nem nós conseguimos imitar.

Na porta, Sun Mei ficou pasma.

Pavilhão Fangxing? Tripas apimentadas? Não era esse o prato que a vadiazinha fazia?

Ao ver o garçom se aproximar, apressou-se a dizer:

— Eu sei fazer!

O gerente Qi acenou para que o cozinheiro saísse, franzindo a testa com desagrado:

— Como é que vocês cuidam da entrada? Até uma camponesa entrou?

O garçom explicou:

— Ela pediu um chá, veio roubar comida! Depois que o cliente foi embora, ela come as sobras.

Ao ouvir isso, a expressão do gerente Qi tornou-se feroz.

— Tenho este restaurante há mais de dez anos e nunca deixei ninguém comer de graça! Vou chamar a polícia, vai ter que pagar.

— Não! — Sun Mei ficou com medo. — Minha irmã é cozinheira do Pavilhão Fangxing, sabe fazer o prato apimentado de tripas! Se me expulsar, vai se arrepender!

Qi mandou o garçom sair e pensou por um momento:

— Se é verdade, que prove. Tem alguma prova?

Sun Mei descreveu o sabor do prato apimentado de tripas, preocupada que ele não acreditasse, bateu o pé apressada:

— Não tenho motivo para mentir, é realmente minha irmã. Se não acreditar, paciência.

Na verdade, não era questão de acreditar ou não.

Era difícil inventar uma mentira para esse caso. A reputação do restaurante estava arruinada e, se algo pior acontecesse, poderia haver vítimas. Mas o negócio ia mal, era a hora de arriscar.

O gerente Qi sorriu:

— Ótimo! Traga sua irmã para trabalhar aqui como cozinheira, pago o dobro.

— Acho difícil, ela quebrou um vaso e tem que pagar cem taéis — respondeu Sun Mei, preocupada, pois não tinha essa quantia.

Qi levantou três dedos:

— Se ela vier, eu pago trezentos taéis.

— Três... trezentos taéis? — Sun Mei exclamou, rindo largo, olhando para o teto como se sonhasse, apertando a própria carne para ter certeza de que era real.

Pouco depois, uma folha de papel foi colocada sobre a mesa.

Qi tirou um saco de prata e disse sorrindo:

— Irmã, assine aqui. Depois que tudo estiver resolvido, eu te pago os trezentos taéis. Aqui estão vinte para você usar agora.

— Eba! — Sun Mei pegou feliz.

Ela fez uma grande refeição e saiu do restaurante flutuando, radiante com a boa notícia. Quem não ficaria animado? Trezentos taéis era uma fortuna que ela jamais ganharia em três vidas.

Ao mesmo tempo.

Jiūsu foi até uma residência. O vinagre e o molho de soja já estavam fermentados, feitos artesanalmente, com sabor mais puro. Assim, sobraram folhas que poderiam ser trocadas por coisas úteis.

As uvas no quintal estavam crescendo, tudo caminhava para melhor.

Ela sentou-se nos degraus, apoiando o queixo nas mãos.

O céu tingia-se de um vermelho rosado com as nuvens do crepúsculo, escurecendo suavemente, formando uma cena bela, como se estivesse entre céu e terra. De repente, Jiūsu percebeu:

— Droga, não tem mais carro.

Ai, no mundo moderno, trabalhar até tarde faz perder o último transporte.

E no passado, nem carroça havia.

Voltar a pé levaria sete horas.

Jiūsu olhou para a casa vazia, entrou no sistema e viu um ponto vermelho no ícone “Rezar ao Deus da Fortuna”. Quase esqueceu!

Clicou, fechou os olhos e juntou as mãos.

— Deus da Fortuna, Deus da Fortuna, me dê algo bom!