Capítulo 23: Qian Junjie, você está doente?
Dona Lu, de corpo franzino, empregou toda a sua força naquele tapa. Sem conseguir se equilibrar, ela caiu no chão.
— Ah, buá, buá...
Ela havia caído sobre o netinho. Chen Bao’er, com o rosto franzido de dor, deixou duas lágrimas escorrerem enquanto era erguido pela mãe.
— Dói, dói, sopra aqui — choramingava o menino.
Sun Mei, tomada por uma angústia feroz, abraçou o filho e vociferou:
— Sua velha cega, você enlouqueceu? Você esmagou o Bao’er! A linhagem da família Chen vai acabar por sua culpa!
— Eu não fiz de propósito... eu não vi o Bao’er atrás de mim... — Dona Lu tentou se levantar, sentindo o rosto latejar e o coração disparar. Como não enxergava, estendeu as mãos tateando o ar, ansiosa por consolar o neto querido.
— Saia daqui! — Sun Mei a empurrou, gritando. — Não pense que vai ferir meu filho! Bao’er, essa velha cega não gosta de você. De agora em diante, está proibido de chamá-la de avó, ouviu? Se for obediente, vou comprar doces para você.
Chen Bao’er, limpando as lágrimas, perguntou entre soluços:
— Se não chamar de avó, chamo de quê?
— Chame-a de velha cega! — respondeu Sun Mei sem hesitar. — Mande-a embora e eu lhe darei doces.
Chen Bao’er baixou a cabeça e hesitou por um longo tempo. Olhou para o rosto da mãe e, lembrando-se dos doces que só podia comer no Ano Novo, gritou:
— Velha cega, vá embora! Quero que a mamãe me compre doces!
Dona Lu sentiu o ar faltar em seus pulmões. Aquelas palavras — "velha cega" e "vá embora" — deixaram seu corpo rígido de incredulidade.
— Bao’er, a vovó não é boa para você?
— É! Mas o Bao’er quer comer doces... — O menino mantinha a cabeça baixa; em sua mente infantil, ele sabia que dizer aquilo à avó era errado, mas... — Velha cega, você não disse que me amava? Então, se eu mandar você ir embora, você tem que ir! Eu quero meus doces!
Ele batia os pés, impaciente.
Chen Wu, não suportando mais a cena, ajudou a mãe a levantar-se e, coçando o nariz com um sorriso sem jeito, disse:
— Mãe, o menino está brincando. Por que não sai um pouco?
Ao ouvir isso, Dona Lu saiu mancando. Ela percorrera aquele caminho inúmeras vezes, mas nunca se sentira tão gelada por dentro. Não se esquivou ao esbarrar nos objetos pelo caminho e, assim, deixou a casa, caminhando em direção às montanhas profundas.
Na cama, Chen Wu resmungava, irritado.
— Por que você a tratou assim?
— Se você quer ser tão filial, vá trabalhar e ganhar dinheiro para sustentá-la! Acha que ter mais uma boca para alimentar nesta casa não custa nada? Já devemos mil moedas de prata, o que vamos fazer agora? — Sun Mei sentou-se na beira da cama, abraçando o filho e chorando. — Será que não temos direito a viver? Por que meu destino é tão amargo?
Chen Wu levantou-se de um salto e a chutou para fora da cama.
— Merecido! Fui eu quem te obrigou a assinar o contrato? Se você tivesse tratado Jiu Su bem, não estaríamos devendo mil moedas; já teríamos lucrado esse valor. Se reclamar mais uma vez, vá embora comigo e suma daqui!
Sun Mei olhou para trás com ressentimento e enxugou as lágrimas com a manga.
— Naquela época, eu vi que seu irmão era um caçador...
— Então por que não se casou com ele? — Chen Wu, consumido pela fúria, desceu da cama e expulsou a mulher de casa. Quanto mais pensava, mais se irritava, quebrando tudo o que via pela frente. Ele não era páreo para Chen Zhao? Pois bem, e daí? — Sua mulher insolente, se ousar dizer novamente que sou inferior a Chen Zhao, eu acabo com você!
Sun Mei, cerrando os dentes, pegou o filho e partiu para a casa de seus pais.
***
No sopé da montanha, Jiu Su colhia quiabos. Provavelmente era a última safra, por isso precisava colher o máximo possível.
Ter alguém a seguindo não a incomodava. Afinal, aquela pessoa não entendia nada; mesmo que ela demonstrasse passo a passo como secar os quiabos, ele jamais conseguiria imitar.
Qian Junjie franziu a testa, descontente:
— Que olhar é esse? Está me subestimando? Nem eu ouso subestimar você. Colher essas coisas esverdeadas no pé da montanha... quanto dinheiro isso pode render? Não é à toa que você é uma camponesa. Por que não se ajoelha aqui e me chama de irmão? Talvez eu lhe dê algumas moedas como recompensa.
Ele cruzou os braços com ar de desafio, batendo o pé no chão, esperando que Jiu Su se ajoelhasse.
— Oh, então você não é um camponês, é um nobre jovem de alta linhagem. Nesse caso, nobre jovem Qian, sabe o que é isto? — Jiu Su ergueu um quiabo e arqueou as sobrancelhas.
Qian Junjie disse com desdém:
— Não são apenas quiabos? As folhas são coisas que só gente de classe baixa come. Se eu desse uma mordida, vomitaria na hora.
Jiu Su continuou:
— E sabe para que servem?
— Servem? Não é só para comer? — Qian Junjie baixou os braços, franzindo a testa em confusão. O que mais poderia ser, além de comida? — Você não vai me dizer que nem isso sabe, vai?
Jiu Su colhia os quiabos e sorria levemente.
— Não há apenas uma forma de comer. Além disso, são ervas medicinais: aliviam a garganta, combatem infecções urinárias, estimulam a lactação, regulam o ciclo menstrual... Como é, nobre jovem Qian? Não sabia disso?
— E-eu não estudo medicina! — Qian Junjie, humilhado por aquelas poucas palavras, sentiu o rosto queimar e desviou o olhar.
Jiu Su fez uma pausa. Sua voz tornou-se grave:
— Então, nobre jovem Qian, o que você fez da vida até agora? Não sabe salvar ninguém, só sabe prejudicar os outros. Sente-se feliz sendo odiado? Não precisa se irritar; afinal, você não tem nada, não há motivo para se exaltar.
Os olhos de Qian Junjie se arregalaram. Ele já fora insultado e já fora bajulado, mas ninguém jamais falara com ele daquela forma. Aquele tom de escárnio e indiferença invadiu seu peito.
Ele conteve o fôlego e retrucou:
— Você não é a tutora que meu pai contratou? Se sabe tanto, então ensine!
— Colha os quiabos — Jiu Su entregou-lhe a cesta de bambu. — Uma tarefa tão simples, você deve saber fazer, não é?
Qian Junjie ergueu o queixo, tomou a cesta e, como se descontasse sua frustração, começou a colher quiabos freneticamente, agindo como uma máquina trituradora. Com voz rápida e firme, disse:
— Claro que sei! Mas, só por colher quiabos, as pessoas vão passar a gostar de mim?
Jiu Su sentou-se em uma pedra para descansar, observando-o trabalhar. Logo ele encheu a cesta, e ela lhe entregou outra.
— Ninguém gosta de você sem motivo, exceto seus pais.
Qian Junjie resmungou algo. Ao encher a segunda cesta e ver a que Jiu Su segurava vazia, ele desanimou completamente e soltou um rugido para o céu:
— Quantas cestas você trouxe, afinal?!
— Ainda faltam três — Jiu Su apontou para a pilha de cestas e deu um sorriso educado, cerrando o punho. — Vamos lá, você consegue.
Qian Junjie, quanto mais colhia, mais subia a montanha. Ele começou a apreciar aquela sensação de cansaço produtivo; era muito melhor do que ficar deitado em casa. Ao perceber isso, balançou a cabeça violentamente, deu um tapa leve no próprio rosto e murmurou:
— Qian Junjie, você enlouqueceu?
De repente, um som chegou aos seus ouvidos. Seu corpo paralisou e um suor frio escorreu. O que poderia haver naquela montanha? Feras selvagens, claro! Não seria um tigre, seria?
Qian Junjie respirou fundo e virou-se rapidamente, erguendo a cesta acima da cabeça, apenas para ver uma idosa caída, lutando para se levantar. Ele ia virar as costas e partir, mas as palavras de Jiu Su ecoaram em sua mente: *"Não sabe salvar ninguém, só sabe prejudicar os outros. Sente-se feliz sendo odiado?"*
Feliz? Ele não estava feliz!
Ele arregaçou as mangas e caminhou até a idosa. Ao chegar perto, percebeu que era a velha cega. *Humph*, pensou ele, hoje eu vou salvar alguém!
— Você não é a sogra da Jiu Su? Aonde vai?
— Oh... — Dona Lu recolheu a mão, recusando a ajuda, e levantou-se cambaleando. — Vou para a montanha dos fundos.
Qian Junjie coçou a cabeça:
— Por que vai para a montanha dos fundos?
Dona Lu, com a voz fria, respirou fundo e continuou a avançar, rastejando e tropeçando.
— Vou morrer.
— Morrer? — Qian Junjie, que estava exausto de colher quiabos, repetiu a palavra, e só quando viu a determinação nas costas da velha é que percebeu. — Morrer?! Você enlouqueceu! Vamos, vamos procurar a Jiu Su!