Capítulo 13 Quantas surpresas suas ainda me são desconhecidas?
De volta à vila, diante da figueira queimada, restando apenas o tronco carbonizado.
Dois grupos de moradores olhavam ao redor, contemplando a devastação; alguns xingavam furiosamente, mas a maioria chorava silenciosamente — não restava mais nada.
— Vou partir para buscar alimento — disse Xu Liangqin, carregando sua trouxa, virando-se e caminhando em direção à entrada da vila.
Antes de sair, lançou um olhar para trás, para as pessoas, dizendo:
— Sigam-me.
Não se sabia se aquele olhar era para Shen Yuezheng, Cui Niu ou para todos.
— Ei, aí vem! — exclamou Wang Ermazi, apressado, com medo de ficar para trás e não conseguir acompanhar Xu Liangqin. Ele instou sua avó, Wang Anai:
— Vovó, apresse-se!
Wang Anai sabia da força de Xu Liangqin e que segui-la era a melhor opção para escapar da fome. Afinal, quem mais poderia, entre as moças da vila, puxar sozinha quase cem quilos de um neto que estava se afogando no rio?
— Está bem, está bem — respondeu, apressando o passo, carregando pacotes grandes e pequenos.
Mas, devido à sua manca, não conseguia andar rápido, então Wang Ermazi pegou as trouxas e a empurrou para frente. Se não fossem os pacotes, ele a carregaria para alcançar Er’ya!
Quando os dois se moveram, os demais também começaram a andar.
Na entrada da vila, Xu Liangqin sorriu ao ver que ninguém ficava para trás; todos estavam dispostos a seguir. Enquanto houvesse vida, haveria esperança.
— Er’ya, vamos pela estrada oficial?
Com o chefe da vila ausente, todos naturalmente viam Xu Liangqin como a líder.
Ela assentiu, mas logo alguém expressou oposição:
— Somos todos idosos, fracos, doentes, crianças... se encontrarmos bandidos na estrada, estaremos perdidos.
Xu Liangqin já havia discutido esses problemas com Cui Niu e pediu que ela explicasse, enquanto ela caminhava na frente, acompanhada por Shen Yuezheng.
Cui Niu raramente falava em público, mas sabia que precisava se exercitar para isso. Er’ya lhe falou sobre seus objetivos futuros e vinha treinando, ela também não podia ficar atrás.
Ela ergueu a voz, explicando:
— Não se preocupem, justamente por sermos poucos e de pouca força, não temos muito dinheiro ou mantimentos, portanto não somos valiosos.
Na liderança do grupo, Xu Liangqin caminhava com tranquilidade, olhando para a palma da mão.
Antes, no porão, quando carregava os idosos enfraquecidos para fora, sua força já havia aumentado ao ponto de não precisar de tempo para se recuperar, além de ter comida e água suficientes no espaço.
Essa era a confiança para partir imediatamente em busca de alimento.
Olhando para a estrada oficial à distância, o caminho parecia interminável. Perguntara aos moradores mais antigos; o mais longe que tinham ido era até o próprio condado, nunca tinham saído do norte.
Muito menos chegado ao sul.
— Você tem um mapa das estradas do norte e do sul? — Xu Liangqin lembrou-se do homem ao seu lado, que parecia ter vindo do norte para fugir da fome.
Shen Yuezheng respondeu com expressão fria:
— Não.
Xu Liangqin sentiu uma pontada de decepção, mas ele continuou:
— Mas decorei o caminho para o sul.
Xu Liangqin: !!!
---
— Quantas surpresas mais você tem que eu desconheço? — só essa já a deixava tonta.
Shen Yuezheng permaneceu em silêncio.
Xu Liangqin lembrou que ainda não sabia ler, então sugeriu:
— Comece pelos nomes dos lugares pelo caminho.
Enquanto caminhavam, ele contava a rota. Ainda estavam na vila Xu Jia, no distrito de Qingsang, na cidade de Yansha, deviam sair do condado, seguir para o sul, passando pela cidade de Xuanyi...
Depois de ouvir vários nomes, Xu Liangqin memorizou os dois primeiros e perguntou:
— Você já esteve nessas cidades?
Shen Yuezheng hesitou, negando; só conhecia os nomes por livros e mapas compilados sobre as regiões do norte e do sul. Ele disse:
— Só saberemos realmente quando percorrermos o caminho.
Xu Liangqin não insistiu e decidiu partir daquela cidade primeiro.
Após cerca de duas horas de caminhada, já era meio-dia.
— Não consigo mais, preciso descansar, ai...
— Vamos descansar um pouco, Er’ya?
Xu Liangqin sabia que todos estavam cansados e com calor, ela também. Porém, só havia terras ressecadas, sem sombra para descansar.
— Aguentem mais um pouco, na próxima vila poderemos descansar — disse, consultando Wang Anai, que respondeu que a próxima vila, Rongjing, ficava a mais ou menos meia hora dali.
A vila Xu Jia ficava na cidade de Yansha, distrito de Qingsang, e Wang Anai conhecia todas as vilas próximas.
Sabendo que não havia alternativa para descanso no local, todos continuaram, endurecendo-se.
Todos eram camponeses acostumados a trabalhar na terra; se não tivessem resistência, não sobreviveriam. Mesmo o franzino Wang Erma segurava a bengala e insistia, exceto uma pessoa.
Shen Yuezheng, com os lábios ressecados e a face abatida, havia perdido parte de sua beleza. Cambaleava, tonto.
— Eu... — puxou suavemente a manga de Xu Liangqin, mas antes de terminar a frase, escureceu-lhe a visão e caiu.
Em meio à névoa, ouviu uma voz chamar:
— Dalang, hora do remédio.
Era a voz de Xu Liangqin.
Ele abriu os olhos, olhando surpreso para a moça agachada ao seu lado, segurando uma tigela de barro. Ele não era Dalang, nem membro da família dela.
A frase dela foi uma provocação; ao vê-lo acordar, ela deixou o remédio no chão:
— Você está com insolação. Beba você mesmo, não desperdice.
— Você preparou isso? — sentou-se e perguntou.
Se ela continuasse tão atenciosa, ao terminar a fuga para o sul, ele poderia considerar mantê-la como escrava em sua casa.
Xu Liangqin virou-se para deitar no banco quente:
— Não. As ervas e a água são minhas, mas quem preparou o remédio foi Wang Anai.
Ele estreitou os olhos, não surpreso com a resposta.
---
Percebendo seus movimentos, Shen Yuezheng notou que estavam em uma casa desconhecida; ela estava no banco quente e ele no chão.
Depois de beber o remédio, levantou-se e encarou-a:
— Saia, eu quero dormir nesse banco.
Ele havia pagado, não tinha mania de masoquismo.
Xu Liangqin estava cansada, mas era irritante ser encarada assim.
Sentou-se e, controlando o temperamento, explicou:
— Wang Anai ordenou isso, ela entende de medicina e disse para te colocar em um lugar ventilado para baixar a febre.
— Onde é este lugar? — ele deu um passo à frente.
A face bonita, tão próxima, diminuiu um pouco sua irritação. Ela respondeu:
— É a vila Rongjing, na maior casa de telhado azul.
Hesitou, vendo que ele queria perguntar mais, e adiantou:
— Eu te carreguei até aqui.
O rosto de Shen Yuezheng corou levemente. Na fuga, os moradores certamente haviam visto, mas ele não disse nada, virou-se e deitou no chão.
O chão de barro era frio.
Tudo bem.
Após a sesta, Xu Liangqin saiu do quarto e procurou Cui Niu. No pátio, ela estava segurando Wang Ermazi.
— Seu teimoso, por que me impede? Quero procurar a Qin’er.
— Sua avó não te ensinou? Não deve chamar Er’ya de forma tão íntima, nem chamar Qin’er.
Cui Niu corrigia pacientemente.
Era a várias vezes que corrigia Wang Ermazi. Os moradores da vila gostavam de falar sobre Er’ya porque ele sempre a chamava de Qin’er.
Ela mesma chamava Er’ya de Qin’er por proximidade, mas Wang Ermazi era um estranho, um homem de fora; não era adequado.
— Qin’er, vamos moer feijão preto juntos? Wang Ermazi encontrou dois sacos de feijão preto debaixo do banco dele!
— Chame-me de Er’ya.
— ... Er’ya.
— Sim. — Ela olhou para Cui Niu — Wang Ermazi encontrou feijão preto?
Cui Niu assentiu:
— Ele não errou.
Dentro da casa de telhado azul havia um pátio com três divisões. Xu Liangqin foi para o lado, onde todos estavam reunidos em torno de dois grandes sacos de feijão preto, discutindo como dividir.
Meia hora depois.
— Pequeno Shen, quer ajudar a empurrar a pedra do moinho para moer feijão preto? Jovens precisam trabalhar duro, força fraca não serve.
---